A Universidade de São Paulo (USP) realizará, na próxima segunda-feira (26), cerimônia especial para conceder diplomas honoríficos de graduação a 15 estudantes mortos durante a ditadura empresarial-militar, que completou 60 anos em 1º de abril. A homenagem é promovida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e busca reparar a violência de tortura, de morte e de desaparecimento das e dos estudantes. A cerimônia será às 15h, no Auditório Nicolau Sevcenko, e terá transmissão online pelo link: https://www.youtube.com/@uspfflch.
A iniciativa tem o objetivo de resgatar a trajetória desses e dessas estudantes, contribuindo para a correção de injustiças, a preservação da memória coletiva e a afirmação dos direitos humanos na sociedade brasileira. Intitulado “Diplomação da Resistência”, o projeto teve como primeiros homenageados Alexandre Vannucchi Leme e Ronaldo Queiroz, alunos do Instituto de Geociências (IGc), em cerimônia realizada em dezembro de 2023. Ao todo, a iniciativa irá homenagear 31 estudantes da USP.
Os 15 estudantes que serão diplomados pela FFLCH são: Antonio Benetazzo – Filosofia; Carlos Eduardo Pires Fleury – Filosofia; Catarina Helena Abi-Eçab – Filosofia; Fernando Borges de Paula Ferreira – Ciências Sociais; Francisco José de Oliveira – Ciências Sociais; Helenira Resende de Souza Nazareth – Letras; Ísis Dias de Oliveira – Ciências Sociais; Jane Vanini – Ciências Sociais; João Antônio Santos Abi-Eçab – Filosofia; Luiz Eduardo da Rocha Merlino – História; Maria Regina Marcondes Pinto – Ciências Sociais; Sérgio Roberto Corrêa – Ciências Sociais; Ruy Carlos Vieira Berbert – Letras; Tito de Alencar Lima – Ciências Sociais e Suely Yumiko Kanayama – Letras.
Seminário e curso de formação sindical sobre os 60 anos do golpe empresarial-militar
Nos 60 anos do golpe empresarial-militar, que durou 21 anos, o ANDES-SN reafirma seu compromisso de luta por memória, verdade, justiça e reparação às vítimas. Para fortalecer o debate sobre o impacto da ditadura empresarial-militar no Brasil, o Grupo de Trabalho História do Movimento Docente (GTHMD) e a Comissão da Verdade do Sindicato Nacional, em articulação com o Grupo de Trabalho de Formação Sindical (GTPFS), realizarão entre os dias 21 e 23 de novembro, em Porto Alegre (RS), o Seminário Nacional “60 anos do Golpe de Estado de 1964 – Memória, Verdade, Justiça e Reparação”. O seminário será, também, o módulo nacional do Curso de Formação Sindical.
*Com informações do Jornal da USP. Foto: Acervo FFLCH/USP
Fonte: ANDES-SN – Publicado em 23 de Agosto de 2024 às 14h49. Atualizado em 23 de Agosto de 2024 às 14h50
Posts Relacionados
-
Carreira única e ataques à educação são destaques na plenária de conjuntura do 15º Conad Extraordinário
-
Evento histórico para luta docente, 15º Conad Extraordinário teve início nesta sexta (11)
-
ADUEPB reafirma na mesa de negociação: pagamento do retroativo sem deságio e dentro do período administrativo do atual governo. PGE confirma continuidade da negociação.
-
Professoras/es da UEPB aprovam indicativo de greve na luta por pagamento do retroativo das progressões de carreira
-
Negociação com PGE não apresenta avanço e ADUEPB convocará assembleia docente