Atividade cultural e panfletagem para divulgar paralisação que suspendeu aulas

A diretoria da ADUEPB realizou ontem a noite (14/04), uma atividade cultural e uma panfletagem, no Hall da Central de Aulas, no Campus de Campina Grande, para divulgar a paralisação de hoje, que suspendeu todas as aulas.

A música popular brasileira ficou a cargo de Dimas e atraiu muitos estudantes e professores. Nos intervalos, diretores da entidade explicavam os objetivo do ato e a importância da manifestação.

Hoje de manhã todas as aulas foram suspensas no Campus.

DSC_0044

DSC_0050DSC_0051DSC_0073DSC_0072DSC_0077DSC_0084DSC_0090

por aduepbblog80 WordsDeixe um comentário

1298701211060325561153905067013237202444692n

Professores da ADUEPB paralisarão amanhã(15/04/16)

IMG-20160413-WA0033[1]

Nesta sexta-feira, 15 de abril, completará um mês da aprovação da Medida Provisória 242, que determinou o congelamento por tempo indeterminado dos salários e progressões de todos os servidores estaduais. A data não será esquecida pelos professores da Universidade Estadual da Paraíba, que paralisarão suas atividades em todos os campi. As atividades serão iniciadas hoje (14/04), a partir das 18h, com a realização de atividade cultural, no Hall da Central de Aulas, em Campina Grande.
A paralisação foi aprovada na assembleia geral dos professores, realizada no dia 29/04 e integram um conjunto de ações que serão desenvolvidas pela Associação dos Professores da UEPB-ADUEPB, para conseguir a implantação do reajuste de 15,97%, já aprovado pelo Conselho Universitário – Consuni.
O percentual de 15,97% de reposição salarial foi apurado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – Dieese, levando em conta as reposições salariais aplicadas os vencimentos da categoria, no período de 2010 a 2015 e os índices inflacionários registrados no Brasil.
Atualmente, a Assessoria Jurídica da ADUEPB está concluindo uma ação que moverá contra a lei (Nº 10.660/2016) que determinou o congelamento, questionando principalmente sua constitucionalidade. A entidade também está cobrando da Reitoria que o órgão também mova uma ação judicial contra essa lei, conforme aprovado pelo Consuni.
As atividades de hoje à noite será uma apresentação cultural, no Hall da Central de Aulas. Amanhã, a programação incluirá um arrastão da diretoria da ADUEPB e professores no Campus, com o objetivo de garantir a total paralisação das atividades acadêmicas na graduação e pós-graduação.
Fonte: ADUFCG

Diretoria da ADUEPB solicita audiência ao reitor para discutir acordos de greve, data-base e MP242

Os acordos firmados entre o Comando de Greve dos professores da UEPB, a Reitoria e o Governo do Estado em 2015, caso sejam cumpridos, resultarão em importantes melhorias para a categoria e para a universidade e a Associação dos Docentes – ADUEPB pretende cobrar dos gestores da instituição sua implantação. A direção da entidade já solicitou do reitor Rangel Júnior uma audiência, com uma pauta incluindo esse tema.

Na audiência, a diretoria da ADUEPB também sugeriu para a pauta as consequências da aprovação da Medida Provisória 242, que congelou salários e progressões de todos os professores e técnicos-administrativo e a data base dos docentes.

A audiência foi solicitada para o período de 19 a 22 deste mês. Até o momento a Reitoria não se manifestou sobre a solicitação.

Alguns pontos que foram acordados entre a categoria, a Reitoria e o Governo do Estado:

Acordo com o governo do Estado:

  1. Iniciar o processo de construção do campus de monteiro em janeiro de 2016;
  2. Doação de um terreno de 2,4 hectares para a instalação definitiva do campus da UEPB no bairro do Cristo, próximo ao Estádio Almeidão, em João Pessoa.
  3. Investimento de 1 milhão de reais em equipamentos para os laboratórios e veículos de transportes para as escolas técnicas instaladas nos campi II (Lagoa Seca) e IV (Catolé do Rocha)
  4. Reajuste do auxílio alimentação de acordo com o IPCA de 2015, a partir de janeiro de 2016.
  5. Implantação do auxílio saúde, nos mesmos moldes do que foi proposto aos técnicos, a partir de janeiro de 2016.
  6. Instalação da mesa técnica com representantes das entidades, da reitoria e do governo do Estado para discussão de alternativas permanentes para a UEPB.

Acordos encaminhados na discussão interna com a Reitoria:

  1. INFRA-ESTRUTURA – Um conjunto de investimentos em infraestrutura em todos campi da Universidade ficou acordado com a Reitoria. (As informações mais detalhadas por campus, estarão no Blog e site da ADUEPB para consulta e acompanhamento da comunidade acadêmica).
  2. CONCURSO PÚBLICO – A UEPB se comprometeu a realizar concurso público para todos os cursos da universidade, garantindo o mínimo de 02 vagas por curso, ressalvando-se a criação de 04 vagas quando em situações excepcionais à exemplo de cursos recém criados, departamento com mais docentes em situação de aposentadoria do que ativos e departamentos onde a quantidade de substitutos seja superior a de professores do quadro permanente.
  3. CONTRATO DOS PROFESSORES SUBSTITUTOS – A Reitoria se comprometeu a respeitar a solicitação dos Departamentos de contratação de professor substituto pelo prazo de um ano e, em caso de necessidade, prorrogado automaticamente por mais um ano ( e não apenas de 6 meses como vinha sendo feito); a gestão se comprometeu em respeitar os direitos trabalhistas do substitutos, à exemplo de férias e 13º Salário que devem ser pagos no último mês de vigência de contrato; redução da multa contratual rescisória de 50% para 20%, e dispensa total em situação de aprovação em concurso ou outro situações com determinações legais; a UEPB  ainda se comprometeu em dialogar com a UNIMED a possibilidade de inclusão dos professores substitutos no plano de saúde.

Fonte: ADUEPB

Diretoria da ADUEPB divulga prestações de contas de dezembro de 2015 e janeiro de 2016

DEZEMBRO 2016

1

 

JANEIRO 2016

1

2

3

 

Fonte: ADUEPB

Diretoria da ADUEPB se reúne com presidência da PBPREV e busca informações sobre aposentados

IMG-20160408-WA0031[1]
Muitas dúvidas e poucas respostas para os questionamentos dos professores aposentados da UEPB. Esse foi o saldo da audiência do presidente da ADUEPB, Nelson Júnior, com o presidente da PBPREV, Yuri Simpson, na terça-feira(05/04), em João Pessoa. A iniciativa do Sindicato busca a defesa dos direitos desse segmento da categoria, que nos últimos anos tem acumulado inúmeras perdas em seu poder aquisitivo.
O primeiro questionamento do presidente da ADUEPB foram os motivos do Governo do Estado para transferir a folha de pagamento dos aposentados da UEPB para a PBPREV. O Superintendente da PBPREV informou que, de acordo com a Lei, a responsabilidade pelo pagamento das aposentadorias de todos os servidores Estatutários do Estado passou a ser de responsabilidade da PBVREV,com a exceção dos servidores celetistas.
Em seguida, Nelson Júnior apresentou uma série de questionamentos que o presidente da PBPREV não apresentou respostas, mas pediu que fossem encaminhadas oficialmente para o órgão se posicionar.
Entre eles estão: qual foi a última atualização da tabela salarial dos ativos que serve de base para os proventos dos aposentados que tem direito a paridade? quanto a UEPB repassou em 2015 a PBPREV? Quais foram exatamente os percentuais de reajuste das aposentadorias aplicados nos últimos anos?
O Superintendente Yuri Simpson, informou ainda que não são cobradas contribuições para aposentadoria sobre as gratificações temporárias e confirmou que a PBPREV não mantém nenhum programa de assistência social para os aposentados. Ele se comprometeu a indicar um representante para participar do Encontro dos Aposentados da ADUEPB, agendado para 28 de Abril.
Fonte: ADUEPB

Compartilhe em suas redes sociais
×