A nova diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba- ADUEPB foi empossada nesta terça-feira(14/12), numa assembleia geral da categoria para uma gestão até novembro de 2023. A gestão “Tempo de Esperançar. Mais um Capítulo de Luta” foi eleita com 95,98% dos votantes na eleição que ocorreu nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro. A assembleia também debate a luta pela recomposição salarial para os docentes e a resolução da UEPB que determinou o retorno as aulas presenciais em fevereiro e abril de 2022.
A nova diretoria foi empossada pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor Marcelo Medeiros, que apresentou os resultados do processo eleitoral e em leu a ata da posse. A ADUEPB tem agora como presidente o professor José Helber Tavares Cavalcante Júnior a vice-presidente Lourivaldo Mota Lima, primeira diretora secretária a professora Elisabete Valle e segunda diretora secretária Valéria Raquel Porto de Lima.
O primeiro diretor tesoureiro é o professor Deoclécio Ferreira de Brito e segunda tesoureira Naiara Ferraz Bandeira Alves. A Diretora de comunicação é a professora Paula Almeida de Castro, diretor de assuntos sindicais José Luiz Cavalcante e Vancarder Brito Sousa é o diretoria de assuntos científicos, culturais e sociais.
Os suplentes são: 1° Irio Vieira Coutinho Abreu Gomes, 2º Benedita Ferreira Arnaud, 3º Edson Peixoto de Vasconcellos Neto e 4º Juarez Nogueira Lins.
O diretor presidente, José Helber Tavares, falou em nome da diretoria e lembrou que “a atual gestão será pautada pela busca incansável na busca da conquista dos nossos direitos. Não se pode admitir o tratamento que os professores da UEPB têm recebido dos governos, que naturalizam a negação dos nossos direitos estabelecidos em lei. Data base, ganho real salarial, progressões concurso público, a melhoria das nossas condições de trabalho. O compromisso com a educação sem a melhoria da vida dos professores não é compromisso com a educação”.
Recomposição
No ponto de pauta sobre a recomposição salarial, a ex-presidenta da ADUEPB, Mauriene Freitas, apresentou um panorama das lutas que a ADUEPB e os sindicatos integrantes do Fórum dos Servidores têm realizado em busca da garantia da recursos no orçamento de 2022 para a aplicação de uma reposição salarial linear para os servidores públicos estaduais.
Ela também explicou o processo de conquista das progressões e a luta para garantir o pagamento dos retroativos das diferenças salariais e que o esforço da ADUEPB pela liberação das novas progressões deverá continuar na próxima gestão, já que o congelamento imposto pela lei 10.660/16 ainda não acabou.
Nesse ponto de pauta, vários professores também apresentaram sugestões para que no início do próximo ano a ADUEPB intensifique a luta pela reposição salarial, realizando ações presenciais e divulgando a pauta de reivindicações da categoria para sua data-base, que é no dia 1º de janeiro
Aulas presenciais
Durante a assembleia os professores também realizaram uma discussão sobre as distorções que ocorrerão no processo de retorno às aulas presenciais para os meses de fevereiro e abril de 2022, conforme foi determinado pela resolução 023/2021 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Os(as) professores(as) participantes da assembleia se manifestaram contra a forma do retorno às aulas presenciais já definida, sobretudo por ela não prevê soluções para inúmeros problemas que serão gerados por um semestre que terá inicio de forma virtual e terminará com atividades presenciais.
Na assembleia foi definido que a diretoria da ADUEPB se reunirá na próxima semana para avaliar o que será possível realizar de atividades na busca de soluções. Entre os encaminhamentos sugeridos estão um pedido de audiência com a reitoria para a discussão dos problemas, a divulgação dos resultados da pesquisa sobre o retorno às aulas presenciais realizadas pelo sindicato e uma participação na próxima reunião do Consepe para tentar rediscutir a resolução sobre o tema.
Leia, na íntegra, discurso de posse do presidente da ADUEPB
Fonte: ADUEPB – 14/12/2021
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro