Gestão “Tempo de Esperançar. Mais um Capítulo de Luta” é empossada na diretoria da ADUEPB

A nova diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba- ADUEPB foi empossada nesta terça-feira(14/12), numa assembleia geral da categoria para uma gestão até novembro de 2023. A gestão “Tempo de Esperançar. Mais um Capítulo de Luta” foi eleita com 95,98% dos votantes na eleição que ocorreu nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro. A assembleia também debate a luta pela recomposição salarial para os docentes e a resolução da UEPB que determinou o retorno as aulas presenciais em fevereiro e abril de 2022.

A nova diretoria foi empossada pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor Marcelo Medeiros, que apresentou os resultados do processo eleitoral e em leu a ata da posse. A ADUEPB tem agora como presidente o professor José Helber Tavares Cavalcante Júnior a vice-presidente Lourivaldo Mota Lima, primeira diretora secretária a professora Elisabete Valle e segunda diretora secretária Valéria Raquel Porto de Lima.

O primeiro diretor tesoureiro é o professor Deoclécio Ferreira de Brito e segunda tesoureira Naiara Ferraz Bandeira Alves. A Diretora de comunicação é a professora Paula Almeida de Castro, diretor de assuntos sindicais José Luiz Cavalcante e Vancarder Brito Sousa é o diretoria de assuntos científicos, culturais e sociais.

Os suplentes são: 1° Irio Vieira Coutinho Abreu Gomes, 2º Benedita Ferreira Arnaud, 3º Edson Peixoto de Vasconcellos Neto e 4º Juarez Nogueira Lins.

O diretor presidente, José Helber Tavares, falou em nome da diretoria e lembrou que “a atual gestão será pautada pela busca incansável na busca da conquista dos nossos direitos. Não se pode admitir o tratamento que os professores da UEPB têm recebido dos governos, que naturalizam a negação dos nossos direitos estabelecidos em lei. Data base, ganho real salarial, progressões concurso público, a melhoria das nossas condições de trabalho. O compromisso com a educação sem a melhoria da vida dos professores não é compromisso com a educação”.

Recomposição

No ponto de pauta sobre a recomposição salarial, a ex-presidenta da ADUEPB, Mauriene Freitas, apresentou um panorama das lutas que a ADUEPB e os sindicatos integrantes do Fórum dos Servidores têm realizado em busca da garantia da recursos no orçamento de 2022 para a aplicação de uma reposição salarial linear para os servidores públicos estaduais.

Ela também explicou o processo de conquista das progressões e a luta para garantir o pagamento dos retroativos das diferenças salariais e que o esforço da ADUEPB pela liberação das novas progressões deverá continuar na próxima gestão, já que o congelamento imposto pela lei 10.660/16 ainda não acabou.

Nesse ponto de pauta, vários professores também apresentaram sugestões para que no início do próximo ano a ADUEPB intensifique a luta pela reposição salarial, realizando ações presenciais e divulgando a pauta de reivindicações da categoria para sua data-base, que é no dia 1º de janeiro

Aulas presenciais

Durante a assembleia os professores também realizaram uma discussão sobre as distorções que ocorrerão no processo de retorno às aulas presenciais para os meses de fevereiro e abril de 2022, conforme foi determinado pela resolução 023/2021 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Os(as) professores(as) participantes da assembleia se manifestaram contra a forma do retorno às aulas presenciais já definida, sobretudo por ela não prevê soluções para inúmeros problemas que serão gerados por um semestre que terá inicio de forma virtual e terminará com atividades presenciais.

Na assembleia foi definido que a diretoria da ADUEPB se reunirá na próxima semana para avaliar o que será possível realizar de atividades na busca de soluções. Entre os encaminhamentos sugeridos estão um pedido de audiência com a reitoria para a discussão dos problemas, a divulgação dos resultados da pesquisa sobre o retorno às aulas presenciais realizadas pelo sindicato e uma participação na próxima reunião do Consepe para tentar rediscutir a resolução sobre o tema.

Leia, na íntegra, discurso de posse do presidente da ADUEPB

Fonte: ADUEPB – 14/12/2021

Compartilhe em suas redes sociais
×