Após visita aos campi, diretoria solicita audiência a Comitê de Contingência e encaminha questionamentos

Com a proximidade do início das atividades letivas presenciais do semestre 2022.1, a ADUEPB visitou a grande maioria dos campi e centros da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB. As visitas ocorreram no período entre 04 de abril e 12 de abril e a diretoria da ADUEPB percorreu os campi localizados em Campina Grande, Patos, João Pessoa, Catolé do Rocha,Guarabira, Monteiro e Alagoa Grande para conversar in loco com diversos Diretores de Centro, Chefes de departamentos e Coordenadores de Curso a fim de discutir o panorama atual da UEPB para o seu retorno presencial das aulas. A motivação destas visitas surgiu a partir da preocupação do sindicato com as condições do trabalho docente no contexto sanitário atual.

Feito um levantamento dos problemas enfrentados em várias esferas em relação ao retorno das atividades, o sindicato está solicitou no dia 20/04 uma audiência com o Comitê de Contingência e Crise Covid-19 da UEPB, com o objetivo de tratar dos principais problemas encontrados em suas visitas. ATÉ O MOMENTO, O CÔMITE AINDA NÃO RESPONDEU OU SE MANIFESTOU SOBRE A SOLICITAÇÃO DO SINDICATO.

A decisão da diretoria da entidade de solicitar a audiência foi reforçada pela constatação que muitas preocupações e dúvidas da categoria ainda não foram solucionadas pela falta, até agora, de encontros da Comissão com as gestões de centros e departamentos. A diretoria da ADUEPB listou as oito principais dúvidas e preocupações da categoria sobre o retorno às atividades presenciais e encaminhou para a Comissão de Contingência e Crise Covid-19.

Veja abaixo os questionamentos principais:

  1. As atribuições apontam que é de responsabilidade do docente dar as orientações sobre o cumprimento da norma e protocolo aos discentes. Este tema aponta não apenas uma sobrecarga de responsabilidade ao docente, como não está clara a competência do mesmo para tal ação. Alguns Centros e Departamentos não tinham ainda entendimento deste procedimento ou possível capacitação destas orientações agendada para seu corpo docente.
  2. Não está evidente a descrição de quais as ações o Comitê realizará quando se coloca “em conjunto” o monitoramento de medidas de proteção com os Centros, Departamento e Coordenações de Curso.
  3. O preenchimento do ConectaCovid UEPB é obrigatório a toda comunidade acadêmica ou não? Após orientação e recomendação para o preenchimento, quais próximos passos tem pensado o comitê com estas informações?
  4. Ainda sobre o ConectaCovid UEPB, como e quando o docente terá acesso a lista completa de discentes matriculados na sua disciplina? Esta lista constará discentes vacinados e não-vacinados?
  5. Para o docente que não se sentir seguro ao constatar casos de discente não-vacinados e/ou sem máscara, qual é a recomendação do Comitê para ação tanto com o docente quanto com o discente? Que norma seguir diante de tal situação?
  6. Em caso de insegurança dos docentes com comorbidade comprovada ou casos de idade avançada acima dos 60 anos, gostaríamos de saber se haverá direito à situação especial de trabalho para estes. Ou quais recomendações específicas podem ser encaminhadas por este para garantir condições para seu trabalho docente?
  7. Após trabalho de reconhecimento dos espaços físicos por este Comitê, qual a avaliação da infra-estrutura para o retorno presencial nos 8 Campi da UEPB?
  8. Alguns diretores se mostraram muito preocupados em como agir com respaldo, com procedimento orientados, diante de situações de contágios e circulação de pessoas não-vacinadas. Em que situações estes gestores podem agir diretamente em favor da obrigatoriedade de um protocolo da universidade?

Leia também: DIRETORIA DA ADUEPB VISITA CAMPI PARA DIALOGAR COM CATEGORIA. CONFIRA PRINCIPAIS DEMANDAS DE CADA CAMPUS

Fonte: ADUEPB – 26/04/2022

Compartilhe em suas redes sociais
×