Diretoria da ADUEPB visita campi para dialogar com categoria. Confira principais demandas de cada campus

A diretoria da Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB vem realizando desde o início deste mês visitas aos campi e centros da universidade, com o objetivo de dialogar com a categoria sobre as condições da instituição para o retorno às atividades presenciais a partir do próximo dia 25 de abril.

As visitas da diretoria aos gestores(as) e professore(a)s também buscam identificar as demandas da categoria sobre condições sanitárias, de trabalho e de funcionamento da universidade para o retorno às atividades presenciais.

A realização de concursos públicos para professore(a)s, a melhoria da estrutura dos espaços destinados aos docentes, a adequação dos espaços para o retorno às atividades presenciais, um posicionamento da UEPB sobre o decreto (nº 42.338) que liberou a obrigatoriedade do uso de máscaras, o fim do congelamento das progressões e a contratação de mais professore(a)s substituto(a)s para ampliar as turmas de disciplinas represadas, foram as principais demandas relatadas pelos professore(a)s ao sindicato.

Nos encontros, a diretoria da ADUEPB também tem repassado informes sobre as principais lutas do Sindicato: descongelamento das progressões de carreira, a derrubada da lei (10.660) que congela esse direito e a cobrança pela realização de concurso público para docentes efetivos.

Campus I – João Pessoa

O primeiro campus visitado foi o de João Pessoa, no dia 04 de abril. Os diretores do sindicato foram recebidos pelo diretor do Centro, Cléber Salimon, que acompanhou a visita às instalações antigas e ao novo bloco de central de aulas, que entrará em funcionamento com a retomada das aulas presenciais. Durante a visita ficou constatado que o campus está para inaugurar um novo bloco de aulas, sendo ajustado para deixá-lo em plenas condições de funcionamento. Um dos pontos importantes discutidos foi a preocupação com a evasão de discentes no retorno e quais estratégias a universidade deve adotar para enfrentamento do problema.

No encontro,  Cléber relatou-se também a necessidade de realização de concursos para professores efetivos para os Cursos de Relações Internacionais e Arquivologia, devido a grande quantidade de professores substitutos em decorrência de falecimentos e saída de docentes para outras universidades.

Campus III – Guarabira

A visita da diretoria da ADUEPB ao Campus III ocorreu no dia 05 de abril e os diretores foram recebidos pelos gestores do Centro, Cleoma Maria Toscano Henriques (Diretora), Fátima Aquino (Adjunta) e Juarez Lins (chefe depto. Letras), que relataram as condições gerais da estrutura e as iniciativas para garantir as condições sanitárias para o retorno das aulas presenciais.

A Direção informou que os totens para oferecer álcool em gel já chegaram e serão disponibilizados antes do início das aulas. As coordenações e secretárias já dispõe de proteção de acrílico para atendimento ao público.

As obras dos banheiros foram finalizadas para receber os estudantes do campus. Ponto importante da discussão foi a consciência que a infraestrutura do Campus não suporta distanciamento social. E que se faz urgente novos blocos de aulas e sala de professores.

Campus VIII –  Araruna

A visita ao Campus VIII ocorreu também no dia 05 de abril e a diretoria da ADUEPB foram recebidas pelo diretor adjunto Igor Souza Ogata. Foram observadas salas de aula espaçosas e ventiladas, biblioteca estruturada pra receber os alunos, salas de professores, laboratórios com EPIs, banheiros grandes e limpos, tótens para álcool em todas as entradas de salas e marcações nos corredores.

Uma demanda do local é a solução do abastecimento de água. O Campus possui um poço, mas desde 2021 não tem abastecimento pela CAGEPA e o problema se agrava com a escassez de chuvas na cidade. O Diretor Adjunto informou que foi feita uma proposta junto ao Setor de Sustentabilidade da UEPB, através da profa. Weruska Brasileiro, para fornecer uma cisterna, pois todo o sistema de coleta de água da chuva já está pronto.

Campus VII – Patos

Estiveram presentes no encontro do dia 07/04 a Diretora do CCAE, Carolina Coeli, o Coordenador de Administração Odilon Avelino da Cunha, a coordenadora de Ciências da Computação Rosangela de Araújo Medeiros e os coordenadores do curso de Matemática Arlandson Matheus Silva de Oliveira e Lidiane Rodrigues Campelo.

Os professores ainda desconhecem como será o processo de informação da vacinação dos alunos e não receberam orientações ainda sobre o que fazer caso algum aluno não seja vacinado e queira participar das aulas. Eles relataram que foram solicitados 10 totens de álcool em gel e chegaram apenas três.

Os coordenadores de curso colocaram como demanda a urgente realização de concurso para a contratação de professores em número suficiente para o funcionamento dos cursos. O Campus conta apenas com 20 docentes efetivos.

Sobre os espaços, o Campus tem salas muito pequenas para distanciamento social. Algumas turmas são de 50 alunos e salas proporcionalmente pequenas, com baixa ventilação. A diretora do Centro informou que devido ao clima local, será muito difícil deixar os ambientes com o ar condicionado desligado.

Campus I – CCT

 

A visita ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) foi realizada no dia sete de abril e as diretoras da ADUEPB e o assessor de comunicação foram recebidos pela Diretora do Centro Isabelle Dias, a chefe do Departamento de Química Edilane Laranjeiras e o chefe adjunto de Estatística Sílvio Fernando Alves. Durante a visita foram apresentadas as condições de funcionamento do Centro, distribuição das turmas e conclusão das obras para o início do semestre 2022.1. As salas e laboratórios estão adequados de acordo com as normas sanitárias vigentes.

Os professores destacaram a importância da atenção às condições de trabalho dos professores realizada pela ADUEPB, dado o tempo da pandemia, o trabalho remoto e a saúde mental. Foi destacada a importância do preenchimento do formulário da UEPB Conecta COVID para o monitoramento das condições de saúde e vacinação da comunidade. Dentre as demandas para a melhoria da qualidade dos cursos foram levantados os pontos como a necessidade de realização de estudos para concursos suprindo o quadro de docentes efetivos dos cursos.

Campus I Ceduc e CCSA

Na reunião realizada no dia 11 de abril entre diretores da ADUEPB e gestores dos Ceduc e CCSA e representantes de vários cursos, uma das principais preocupações relatadas pelos docentes foi a garantia para assegurar a qualidade do ensino a estudantes e professores.

A discussão fez-se em torno da realização urgente de concurso público e da contratação de mais professores substitutos para as disciplinas represadas durante a pandemia, já que na pré-matrícula, algumas registraram uma demanda de 85 alunos.

Os gestores sugeriram que a administração da universidade continue exigindo a utilização de máscara em todos os ambientes e que se posicione sobre o decreto estadual que aboliu a obrigatoriedade dessa proteção.

Outras preocupações também incluíram a necessidade de disponibilizar um serviço de assistência psicológica para estudantes e docentes durante o retorno e a possibilidade de implantar um programa de reforço em algumas disciplinas, como forma de enfrentar as defasagens de aprendizado registradas no ensino remoto.

Campus IV – Catolé do Rocha

A visita ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) ocorreu no dia 8 de abril.  Estavam presentes no encontro o Diretor do CCHA, Edivan da Silva Nunes Júnior, o diretor da Escola Técnica do Cajueiro, Francisco Damaceno, o diretor adjunto da Escola Técnica do Cajueiro, Irtom Miranda e o Coordenador do Curso de Agronomia, Genaldo Bertoldo.

Durante o encontro, os professores levantaram que já vem ocorrendo no centro aulas práticas no curso de Agrárias e que esta experiência tem ajudado a se guiarem na condução do retorno das aulas presenciais. Os docentes afirmam que ainda é dúbia quais as diretrizes a serem adotadas no caso de contágio, de atestado de não-vacinação e no que isso pode implicar para uma turma inteira de alunos.

Os diretores do Centro se mostraram muito preocupados em como agir com respaldo e com procedimento orientados, diante de situações de não uso de máscara caso venha a ocorrer, contágios e circulação de pessoas não-vacinadas.  Não houve ainda nenhuma reunião do comitê com o centro.  A questão dos laboratórios e aulas práticas do Campus, por ser em sua maioria em lugares abertos, não preocupam os diretores e coordenadores

Campus VI – Monteiro

A visita da diretoria ao Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) aconteceu no dia 12 de abril. Estavam presentes os Diretores de Centro prof. Roger Huanca e prof. Humberto Cruz, além dos coordenadores profa. Ilcleidene Freitas, prof. Luiz Lima e profa. Conceição Almeida.

As preocupações principais dos professores em relação ao retorno foram duas: as consequências para sua saúde mental de docentes e discentes e a questão da evasão escolar.  Na primeira questão os docentes relataram situações claras de problemas de aprendizagem e reivindicam a atuação de um psicólogo para atender docentes e discentes.  Sobre a evasão escolar, os coordenadores temem, devido à questão financeira, uma segunda onda de evasão, exemplificando com o caso do curso de letras/espanhol.

A questão do concurso público foi outro ponto de debate. Aposentadorias, remoções e inclusive falecimentos deixaram o campus com poucos professores efetivos, contribuindo para o desgaste e encolhimento das atividades no campus. Muitos professores substitutos remoto solicitaram distrato por não ser viável financeiramente ministrar aulas presenciais. Também não existe ainda pontos de álcool em gel. Mas há um consenso de que a vacinação é o escudo principal contra o Covid no campus.

Campus II – Lagoa Seca, CCJ e CCBS

Foram enviados ofícios por e-mails  com solicitação de agendamento de visita para o campus II (Lagoa Seca) e o Centro de Ciências Jurídicas e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, mas até o momento não houve retorno para a ADUEPB para fecharmos uma data para a realização da reunião.

Fonte: ADUEPB – 26/04/2022

Compartilhe em suas redes sociais
×