Fórum dos servidores da Paraíba debate recomposição salarial com integrantes do Governo do Estado

A presidente da ADUEPB, Mauriene Freitas, e outros representantes do Fórum dos Servidores Estaduais da Paraíba se reuniram, na tarde desta quinta-feira (18), com a secretária de Administração do Estado, Jacqueline Gusmão, e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins. O encontro virtual teve como pauta principal a recomposição salarial.

Durante a reunião, as entidades pontuaram o superavit financeiro da Paraíba e a estabilidade fiscal do governo, que inclusive, levou o Estado a ser reconhecido como o 4º melhor do país em equilíbrio fiscal, divulgado na mídia através do jornal A União do dia 05 de novembro de 2020. Esse equilíbrio, não dificultaria um incremento salarial, que viesse a recompor as perdas de mais de 20% nos últimos quatro anos.

O aumento da alíquota de contribuição previdenciária, advindo da Reforma da Previdência, também diminuiu o poder de compra dos trabalhadores do serviço público.

Segundo o secretário Gilmar “O Governo está esperando a decisão sobre o reajuste dos professores de 31%, conforme Lei Federal. Essa despesa dificulta o reajuste geral dos servidores, pois causa impacto no limite das despesas com pessoal, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Após o diálogo com os representadores do Governo do Estado, ficou agendada uma nova rodada de negociações, que pode acontecer até o fim deste mês de novembro.

Pauta

Na pauta apresentada pelo Fórum para discussão com o governo estão: Revisão geral para os servidores a partir de dezembro de 2021;  Revogação da Lei 10.660 que congela progressões e promoções;  Calendário anual para pagamento para promoções e progressões;  Aprovação de PCCR para as categorias que ainda não o possui e Exclusão da contribuição sindical da margem de consignação do PBConsig.

Fonte: Fórum dos Servidores estaduais da Paraíba – 18/11/2021

Compartilhe em suas redes sociais
×