Nota de repúdio a perseguição do interventor reitor da UFPB contra sindicatos e entidades estudantis

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba – ADUEPB repudia a mais recente ação autoritária e de cunho intimidatório do interventor reitor da UFPB Valdiney Veloso, com o objetivo de tentar calar as vozes democráticas contrárias a intervenção do Governo Bolsonaro na instituição com uma notificação a ADUFPB, ao Sintespb e ao DCE-UFPB para que em 45 dias desocupem as suas sedes, sob a alegação de uma dívida milionária para com a universidade.
Desde o início desse ano a comunidade universitária da UFPB assiste a uma degradação acelerada dos espaços democráticos e ao aprofundamento das perseguições e da censura na instituição, após a nomeação pelo presidente Bolsonaro do interventor reitor.
Para cumprir uma agenda de negacionismo da ciência, de ataque à liberdade de pensamento e de pesquisa e tentativa de intimidação a qualquer segmento que demonstre resistência a sua gestão o reitor interventor já promoveu uma aula magna com o ministro da educação Milton Ribeiro, que foi repudiada pelo Conselho Superior da instituição por seu teor contrário à educação escolar sobre questões de gênero; já promoveu o desligamento da UFPB do Programa UNIVERCIÊNCIA, uma produção audiovisual para divulgação em TV e Internet de projetos científicos desenvolvidos por um polo de universidades públicas do Nordeste e promoveu o recolhimento faixas e a censura de manifestação de correntes políticas dentro do campus de João Pessoa.
É fundamental lembrar que o ocorre na UFPB integra uma política autoritária e anti-democrática do Governo Bolsonaro para as universidades e institutos federais, pois se inclui entre as intervenções em mais de 20 instituições no país, com a nomeação de interventores ou de candidatos derrotados nas consultas eleitorais, mas alinhados ideológicamente.
Diante desses acontecimentos, a ADUEPB reafirma seu repúdio aos ataques às universidades e institutos federais e sua disposição de luta em defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada.
A ADUEPB reafirma sua posição contrária a esta política autoritária, antidemocrática e intervencionista do Governo Bolsonaro para as universidades e institutos federais, a exemplo do que ocorre da UFPB. O sindicato dos docentes da UEPB, em sua luta, tem com princípio a defesa da educação pública, democrática, laica, gratuita e socialmente referenciada.
Campina Grande, 16 de junho de 2021.

Compartilhe em suas redes sociais
×