Metamorfose dos Institutos Federais, Cefet e Instituições de Ensino Superior Pública e a desestruturação da Carreira Docente. Esse é o tema do Seminário Inter-regional de Carreira e Verbas das Secretarias Regionais Nordeste I, II e III do ANDES – SN, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, em São Cristóvão (SE). O evento será sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Sergipe (Adufs SSind. do ANDES-SN).
O objetivo do Seminário é promover a reflexão coletiva sobre a conjuntura nacional na área da educação, especialmente no que diz respeito aos investimentos públicos em educação e aos direitos de professoras e professores. A secretaria do Sindicato Nacional solicitou que as seções sindicais comuniquem até às 14 horas desta terça (22), por email, se enviarão representantes.
Segundo Benedito Libório, 2º vice-presidente regional Nordeste III do ANDES-SN, as políticas em curso implementadas pelo governo federal têm como propósito “desobrigar o Estado de assumir suas funções de mantenedor das universidades e de serviços que são essenciais para o funcionamento a contento das universidades públicas, que são responsáveis por mais de 80% das patentes e produção de conhecimento do país”.
Com o mesmo objetivo, de acordo com Libório, os governos têm “atacado as professoras e professores de todas as formas, estabelecendo novos decretos que desestruturam a carreira e retiram nossos direitos de afastamento, e colocando em xeque a soberania nacional, quando corta recursos para pesquisas”.
Frente a este cenário, o Seminário discutirá questões como orçamento público e (des)financiamento da educação no Brasil; carreira docente, salário e desmonte pelos governos; verbas, fundações e dívida pública.
Abaixo, a programação completa do Seminário:
25/10, sexta-feira
18h – Abertura
19h – Orçamento público e o (des)financiamemto da educação no Brasil. Debatedor: João da Costa Chaves (Adunesp SSind.)
26/10, sábado
9h – Carreira docente, salário e o desmonte pelos governos. Debatedores/as: Sandra Maria Gadelha de Carvalho (Uece), Cristiane Maria Nepomuceno (Uepb), Vinícius Correa (Uesb) e Luciano Rodrigues de Souza Coutinho (Ufrj)
14h – Verbas, Fundações e Dívida Pública. Debatedor: José Menezes (Ufal)
Fonte: ANDES-SN – 22/10/2019
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
STF decide pela constitucionalidade de emenda que flexibiliza regime de contratação no serviço público
-
III Jornada de Assuntos para Aposentadoria do ANDES-SN aprofunda temas sobre reformas previdenciárias e fundos de pensão