ADUEPB cobra concurso para professor e Reitoria prevê lançar edital até o final do ano

A Reitoria da UEPB deverá lançar ainda esse ano edital para realização de concurso público para professor, ofertando as vagas que surgiram após a realização da remoção de docentes entre os campi da instituição. A informação foi repassada pelo reitor Rangel Júnior, durante audiência hoje pela manhã (18/10) com diretoria do ADUEPB. A entidade fez a cobrança por concursos para docentes, com o objetivo de reduzir a precarização do trabalho docente.

A quantidade de vagas que serão oferecidas no concurso não foi divulgada pelo reitor. Ele explicou que muitos departamentos ainda não encaminharam à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas o levantamento de suas necessidades, mas a expectativa é que o edital será lançado entre os meses de novembro e dezembro, com a realização prevista  entre janeiro e março de 2020.

A diretoria da ADUEPB ressaltou a necessidade de concurso para professores na universidade e informou que até o momento, cerca de 30 docentes se aposentaram esse ano.  O reitor explica que está sendo avaliada a colocação da validade do concurso por dois anos e realizar a contratação dos aprovados dentro das possiblidades orçamentárias da universidade.

Representaram a ADUEPB na audiência os diretores Nelson Júnior, Elizabete Vale, Mauriene Freitas e Ozéas Jordão.

Licença sabática

Outra reivindicação apresentada pela ADUEPB na audiência foi a regulamentação da licença sabática para os docentes, prevista na lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR. O reitor acatou a solicitação e pediu da Procuradoria da universidade um parecer sobre qual a melhor forma de encaminhamento, pois surgiram dúvidas durante a audiência se uma portaria da Reitoria seria suficiente para esse objetivo ou se será necessária uma resolução do Consuni.

 

Taxa de bancada

Outra reivindicação da ADUEPB acatada pela Reitoria é o retorno da taxa de Bancada do Pibic. O Reitor informou que pretende emitir uma portaria com esse objetivo, estabelecendo também um prazo para que os professores informem seu interesse na utilização dos recursos dos programas de pós-graduação para essa finalidade.

Progressões e reajuste

Sobre a liberação das progressões e a possibilidade de reajuste salarial para os docentes, a Reitoria informou que as limitações orçamentárias impostas pelo Governo do Estado impedem a concessão destes benefícios e que só poderão ser implementadas se ocorrerem suplementações orçamentárias.

Orçamento 2020

Sobre o orçamento do próximo ano para a UEPB, a Reitoria considera a proposta do Governo do Estado ruim, pois não atingiu sequer o orçamento do ano de 2016, que previa R$ 307 milhões para a universidade. A previsão para 2020 é da continuação das restrições financeiras.

Fonte: ADUEPB – 18/10/2019

Compartilhe em suas redes sociais
×