A diretoria da ADUEPB participou hoje(13/11) de uma sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba sobre a Lei Orçamentária Anual de 2025 e cobrou o cumprimento da Lei de Autonomia da UEPB, o pagamento do retroativo das progressões de carreira.e a reposição das perdas salariais dos docentes.
A presidenta da ADUEPB, Elizabete Vale, representou a entidade e ressaltou que a Lei de Autonomia da UEPB completou 20 anos de sua criação este ano e que, mesmo sendo fundamental para a consolidação da universidade, vem sendo descumprida por sucessivos governos.
“Em 2021, 2022 e 2023 foram repassados apenas 2,85%,2,67% e 2,75%, respectivamente, segundo dados calculados pelo Dieese, com base em informações do portal de transparência da UEPB “, explicou.
Elizabete ressaltou que a universidade está asfixiada, com condições precárias de funcionamento e com “um orçamento que mal dá pra pagar pagar a folha salarial”.
Reposição
No seu pronunciamento, a presidenta da ADUEPB também ressaltou a necessidade de aplicação de reposição salarial para os docentes na data-base de 2025, que acumulam perdas de 18,73%
Retroativo
Elizabete Vale também cobrou o cumprimento pagamento do retroativo das progressões, resultado do congelamento de 2019 a 2023, e lembrou a dívida do governo e a universidade com docentes e técnicos ultrapassa R$ 75 milhões.
Fonte: ADUEPB – 13/12/2024
Posts Relacionados
-
Prorrogado prazo para envio de materiais para a edição 76 da Universidade e Sociedade
-
Eleição ANDES-SN: Debate entre as chapas será dia 10 de abril; confira as regras
-
ADUEPB repudia propaganda anti-democrática na UEPB
-
Docentes dos campi de Araruna e Guarabira debatem reestruturação do PCCR em rodas de conversa da ADUEPB
-
XXI Encontro do Setor das Instituições Estaduais, Municipais e Distritais de Ensino Superior do ANDES-SN ocorrerá em Campina Grande