A diretoria da ADUEPB participou ontem (15/08) de uma audiência com a Procuradoria Geral do Estado – PGE e solicitou a transferência da condução da negociação do pagamento do retroativo das progressões para Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.
A solicitação da ADUEPB seguiu uma deliberação aprovada numa assembleia da categoria (13/08), sobretudo porque a entidade não tem nenhum processo judicial reivindicando o direito e a rejeição de qualquer deságio por parte das/os professoras/es.
Durante a audiência, a diretoria do sindicato apresentou um relato detalhado das negociações e porque elas foram levadas para a PGE.
O procurador Fábio Brito informou que está se inteirando do processo de negociação e de seus impactos na área jurídica e que, após diálogo com as Secretárias de Planejamento e Ciência em Tecnologia, voltará a se reunir com a ADUEPB na primeira semana de setembro.
Durante a audiência um grupo de professoras/es, técnicas/os e estudantes da UEPB realizaram um ato político na entrada da sede da PGE. A presidenta da ADUEPB, Elizebete Vale, após a audiência, fez um relato no local sobre o encontro e explicou que o objetivo da audiência, que foi de solicitar a saída das negociações da PGE para uma mesa política com as Secretarias de Planejamento e Ciência e Tecnologia foi alcançado. “A gente ponderou com o procurador para uma nova audiência, em virtude da realização da próxima assembleia no dia 28/08, mas ele disse precisava se inteirar do processo e fazer uma conversa intra-governo, antes de definir quais as possibilidades da negociação sair da mesa jurídica para a mesa política”.
A diretoria da ADUEPB já solicitou para os próximos dias reuniões com os secretários de planejamento, Gilmar Martins, e de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior, Cláudio Furtado e com a reitora da universidade, Célia Regina, para dar continuidade as negociações.
A convite da diretoria da ADUEPB, o 2°vice-presidente da SRNEII do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, também participou da audiência.
Leia mais:
Fonte:ADUEPB – 16/08/2024
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro