Informações e esclarecimentos sobre as principais lutas e ações realizadas pela diretoria da ADUEPB para as/os filiadas/os foram o foco da Roda de Conversa promovida pelo sindicato ontem a tarde (09/05), em Campina Grande. Em destaque na pauta esteve a participação da Assessoria Jurídica, que detalhou o andamento das ações em benefício do segmento e a apresentação cultural da Orquestra Sanfônica de Monteiro.
A abertura da Roda de conversa ocorreu com a apresentação dos integrantes da atual diretoria da ADUEPB e o repasse de informações das lutas que estão sendo realizadas pelo sindicato em benefício para as/os aposentadas/os. A diretora presidenta, Elisabete Vale, lembrou da luta para que o governo do estado implantasse uma reposição salarial de 22%, no período de data-base, mas que a gestão optou por apenas 5%, sem nenhuma discussão com os servidores da UEPB e demais categorias.
A Assessoria jurídica explicou que tem trabalhado junto com a diretoria do sindicato pela paridade na aplicação das reposições concedidas pelo Governo para as/os aposentados e que, diante do descumprimento desse direito, a saída tem sido a promoção de ações judiciais contra a PBPrev, tanto para obrigar o órgão a aplicar os índices na integralidade das aposentadorias, com a busca de verbas retroativas.
A convite da ADUEPB, o 2º vice-presidente da Secretaria Regional NE II do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, também participou do encontro e ressaltou a luta do Sindicato Nacional em defesa dos direitos das/os aposentadas/os em todas as instituições de ensino superior.
Em seguida, vários docentes tiraram dúvidas com a diretoria e com a Assessoria Jurídica e apresentaram propostas de novas atividades e ações a serem realizadas pela ADUEPB nos próximos meses.
Ao final da Roda a Orquestra Sanfômica de Monteiro realizou uma apresentação, mostrando parte do trabalho que vem realizando com jovens daquele município e da região do Cariri.
Veja album de fotos: https://flic.kr/s/aHBqjBpEPq
Fonte: ADUEPB – 10/05/2024
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro