Professores/as da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB paralisaram hoje(13/04) suas atividades e participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir a Situação Salarial dos Servidores Estaduais. O ato político foi organizado pelo Fórum dos Servidores, que reúne mais de 30 categorias, com o apoio dos/as deputados/as Cida Ramos e Bosco Carneiro.
A decisão dos professores/as paralisarem foi tomada numa assembleia da categoria no dia 21 de março, com o objetivo de pressionar o governo do estado a abrir negociação com os servidores estaduais, que reivindicam um reajuste linear, retroativo a data base, no mês de janeiro.
O presidente da ADUEPB, Helber Tavares, falou sobre a valorização em nome do Fórum dos Servidores dos servidores e lembrou três demandas da categoria que requerem solução urgente: a necessidade de atualização e implantação de muitos planos de cargos e salários; o fim de descontos indevidos e reduções em aposentadorias realizados pela PBprev; a realização de concursos públicos e o reajuste linear dos salários.
José Luiz Cavalcante, diretor de assuntos sindicais da ADUEPB, lembrou que o trabalho de educar gerações de paraibanos dos professores da UEPB vem sendo prejudicado porque o Governo do Estado até agora não tomou a iniciativa de abrir uma negociação sobre reposição salarial.
Ele também lembrou que os professores aposentados enfrentam dificuldades maiores, pois a reposição salarial dos docentes da ativa é a única alternativa deles melhorarem sua renda.
O representante da ADUEPB questionou “Como podemos dar o nosso melhor se temos progressões, promoções e verbas retroativas retidas?” e pediu a derrubada da lei que congelou o PCCR dos servidores do executivo Estadual a partir de 2016.
Cerca de 35 professores/as e técnico-administrativos de diversos campi da UEPB foram a Assembleia Legislativa acompanhar audiência pública, através de transporte disponibilizado pela ADUEPB.
Fonte: ADUEPB – 14/04/2023
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro