Os/as professores/as da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB decidiram paralisar suas atividades no dia 13 de abril, data da audiência pública da Assembleia Legislativa que discutirá a situação salarial dos servidores estaduais. A deliberação foi tomada hoje (21/03) numa assembleia da categoria. A paralisação também tem o objetivo de pressionar o governo do estado a abrir negociação com os servidores estaduais, que reivindicam um reajuste linear, retroativo a data base, no mês de janeiro.
Desde de janeiro, ADUEPB e o Fórum dos Servidores têm solicitado audiência com o Governador para discutir Database.
A audiência pública foi agendada para o dia 13/04, às 14:00, em articulação do Fórum dos Servidores (reunindo mais de 30 entidades representativas das categorias) com os deputados proponentes, Bosco Carneiro e Cida Ramos. Em assembleia, a ADUEPB garantiu a logística de deslocamento para a sessão como ato de mobilização no dia da paralisação.
Progressões
No ponto sobre a liberação das progressões de carreira (interstício 22/23), a assembleia ratificou as ações da diretoria da ADUEPB na negociação com o governo do estado. A ADUEPB tem agenda marcada com a SEPLAG (Secretaria de Planejamento, orçamento e gestão) para discutir a questão e foi decidido em plenária os pontos a serem colocados. Além da liberação 2022/2023, o pagamento dos retroativos será também um ponto imprescindível na pauta de reivindicações.
Outra estratégia que a diretoria do sindicato deverá insistir é a cobrança do cumprimento da lei de autonomia da UEPB, que deve assegurar o repasse para a instituição de, no mínimo, 3% das receitas do Governo do Estado. Nos últimos anos este percentual não tem sido cumprido e impede a garantia orçamentária para o pagamento das progressões, reajustes salariais e dos retroativos.
Comissão
Para auxiliar a diretoria na tarefa de mobilizar a categoria para a campanha salarial a assembleia criou uma comissão de mobilização que será integrada pelos/as professores/as Rita Cavalcante, Nelson Júnior, Margareth Melo, Cristiane Nepomuceno e Ethan Barbosa.
Fiscal
No último ponto de pauta da assembleia, os participantes definiram a nova composição do Conselho Fiscal da ADUEPB. Os/as professores/as Edson Holanda, Nelson Júnior e Margareth Melo serão titulares e os/as Roberta Portugal, Cristiane Nepomuceno e Edvaldo Lima serão suplentes.
Descentralizada
A assembleia de hoje foi realizada de forma descentralizada e professores dos campi de Catolé do Rocha, Monteiro, João Pessoa, Araruna e Guarabira puderam participar simultaneamente, através do formato de videoconferência. Em evento teste, a ideia é que as próximas assembleias contemple todos os Campi da UEPB.
Fonte: ADUEPB – 21/03/2023
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro