A Assessoria Jurídica da ADUEPB conseguiu a primeira sentença favorável na ação para obrigar a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB a calcular o 1/3 de férias dos docentes com base nos 45 dias a que os docentes têm direito e não apenas em 30 dias, como está sendo realizado pela instituição.
A decisão é do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, Falkandre de Sousa Queiroz, e como é uma decisão contra a Fazenda Pública será submetida obrigatoriamente ao duplo grau de jurisdição, ou seja, ainda cabe reanálise da matéria perante o Tribunal de Justiça da Paraíba.
Na sentença, o juiz determinou a implementação da mudança na forma de cálculo do 1/3 e o pagamento das diferenças do que deixou de ser pago nos últimos 05 anos , contados a partir da data inicial da ação judicial, com atualização monetária e juros de mora.
Apesar da decisão judicial não ter efeito imediato, pois ainda pendente de recurso ao Tribunal de Justiça da Paraíba, a assessoria Jurídica da ADUEPB está confiante no deslinde rápido do processo visto que o pagamento do terço sobre os 45 dias de férias dos docentes já é matéria pacificada na jurisprudência do Tribunal de Justiça.
A UEPB ainda não foi intimada oficialmente da decisão pela justiça e somente após o trânsito em julgado será possível a Assessoria da ADUEPB solicitar o cumprimento da Sentença com a implantação da nova forma de cálculo e o pagamento das diferenças não recebidas a partir de 2015.
Veja sentença, na íntegra: Sentença-3
Fonte: ADUEPB – 20/12/2022
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro