Após questionamentos da diretoria da ADUEPB, a Reitoria da UEPB informou que o prazo para a prescrição dos retroativos pelo não pagamento das progressões e promoções de carreira, referentes ao ano de 2018 e 2019, está suspenso e que a gestão está realizando um estudo para avaliar se este ano será possível a realização de um novo pagamento parcial aos docentes. A previsão é que em novembro ocorrerá uma definição. As informações foram repassadas à diretoria da ADUEPB durante uma audiência com a reitora Célia Regina, hoje pela manhã (28/09).
O questionamento do sindicato a gestão sobre os retroativos foi realizado diante da preocupação de muitos sindicalizados/as do risco de prescrição da dívida da universidade. A resposta da Reitoria foi amparada num parecer da Procuradoria da instituição, de que não existe risco de prescrição devido ao fato da universidade ter reconhecido a dívida e já ter iniciado seu pagamento.
Durante o encontro com ADUEPB, a Reitoria esclareceu que está trabalhando para atualizar e divulgar os valores que ainda restam a serem pagos aos servidores.
Concursos
Um dos principais pontos da pauta da audiência foi a continuidade da realização de concursos para docentes da UEPB. A Reitora reafirmou o compromisso de a realização em 2023 quando serão ofertadas em torno de 60 vagas, priorizando os cursos do Campus I, e em 2024 em torno de 40 vagas.
A ADUEPB vem pautando nos últimos anos a realização de concursos para docentes na UEPB nas reinvindicações encaminhadas para a Reitoria e ao Governo do Estado, mostrando a importância da valorização da categoria para a defesa da educação pública e a melhoria do ensino na universidade
Orçamento 2023
Sobre as perspectivas para o orçamento 2023 da UEPB, a informação da Reitoria é que a peça que está sendo elaborada pelo Governo do Estado deverá ter um valor em torno de R$ 340 milhões. A gestão reivindicou propôs a administração estadual R$ 365 milhões.
Segurança
A Diretoria da ADUEPB apresentou a Reitoria várias reivindicações para a melhoria da segurança no campus, principalmente no horário noturno, onde várias áreas possuem iluminação deficiente e a carência de vigilância têm facilitado a ocorrência de assaltos.
A Reitoria iniciou um levantamento de como melhorar a iluminação e garante que está reforçando a vigilância privada, além de já ter se reunido com o Comando do 2º Batalhão de Policia Militar e de em breve no 10º Batalhão, para solicitar o aumento das rondas policiais no campus e nas suas vizinhanças.
Fonte: ADUEPB – 28/09/2022
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro