Professores aderem a Dia Nacional de Luta e discutem Reforma do Ensino Médio

A importância da reforma do ensino médio e seu impacto nos cursos da Universidade Estadual da Paraíba, envolvendo milhares de estudantes e professores resultou na lotação do Auditório 03 da Central de Integração Acadêmica, na quinta-feira de manhã (29/09), durante a palestra do professor da UFPB, Luiz Sousa Jr. A iniciativa foi da ADUEPB, numa programação do Dia Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação, que foi convocado pelo ANDES-SN e pelas maiores centrais sindicais.
A palestra foi transmitida pelo canal da UEPB no youtube e está acessível no mesmo local para ser assistida e compartilhada.diadelutaimg_2744
Durante sua palestra, o professor Luiz Sousa Jr, analisou vários aspectos negativos da Medida Provisória 764/2016, apontando desde o caráter autoritário da sua emissão aos prejuízos que trará para a sociedade. Sua avaliação interligou a iniciativa do Governo golpista de Temer as propostas de ajuste fiscal e retirada de direitos, muitas das quais apresentadas a sociedade pelo PMDB, no documento “Uma Ponte para o Futuro”.
Luiz Sousa também apontou as repercussões da reforma do ensino médio no ensino superior, principalmente no cursos de licenciatura. Uma delas será a exclusão de várias disciplinas dos currículos das escolas e o possível retorno dos vestibulares como meio de seleção dos alunos das universidades.
Após a exposição, alunos e professores que acompanharam a palestra apresentaram vários questionamentos e dúvidas ao palestrante e aprofundaram as reflexões e a constatação de que a sociedade terá de se organizar e reagir politicamente a reforma do ensino médio.
A tarde, os professores e alunos da UEPB atenderam a convocação da ADUEPB e participaram do ato público na Praça da Bandeira, junto com  inúmeras outras entidades e movimentos sociais e organizações.

Fonte:ADUEPB – 01/10/2016

Compartilhe em suas redes sociais
×