Diretoria da ADUEPB visita Campi de Guarabira e Araruna, mobilizando para ato e paralisação

Dentro da campanha Oito Campi uma só Luta, a diretoria da ADUEPB realizou na quarta-feira(03/08) reuniões com professores dos Campi de Araruna e Guarabira, para intensificar a mobilização da campanha salarial e convocar a categoria a participar do ato público em frente à Reitoria, no dia 09/08 e da Paralisação do Dia Nacional em Defesa da Educação, no dia 11/08.
A reunião com os professores no Campus de Araruna ocorreu pela manhã e foi coordenada pelos diretores Edson Holanda e Lenilda Macedo. Eles repassaram informações sobre as ações jurídicas promovidas pela ADUEPB, as deliberações da última assembleia geral da categoria, do 61º CONAD do ANDES-SN e sobre a mesa técnica criada no encerramento da greve de 2015, incluindo o sindicato, Reitoria e Governo do Estado.IMG-20160803-WA0022
Na pauta da reunião também constam informações sobre o Projeto de Lei Complementar PLP 257/2016 e da PEC 241/2016, duas iniciativas do Governo Federal contra os serviços e servidores públicos em todos os níveis, que produzirão redução de gastos em áreas sociais, proibição de reajustes salariais e de concursos públicos, além do aumento da contribuição previdenciária e a implantação de serviços privados de previdência para os funcionários públicos.
Em Guarabira, a reunião da diretoria com os professores ocorreu no período da tarde e teve a mesma pauta do encontro de Araruna. O encontro foi coordenado pela secretária geral da entidade, Elisabete Vale e teve a participação de uma das assessoras jurídicas da ADUEPB Grace Fernandes Tiburtino.
As professoras Cristiane Nepomuceno e Rita Cavalcante também participaram do encontro, apresentando e comentando informações em vários pontos de pauta, demonstrando que os desafios do Sindicato e da categoria devem ser assumidos e enfrentados também por docentes que neste momento não estão na diretoria da entidade.
No encontro, os docentes expressaram indignação com os efeitos do PLP 257/2016 e da PEC 241/2016 e demonstraram disposição para se engajar na luta contra a sua aprovação. Eles também pretendem participar das iniciativas da ADUEPB contra o Projeto da “Escola Sem Partido” (PL 867/2015).
Durante a reunião, os professores também relataram várias demandas não cumpridas pela Reitoria da UEPB e pelo Governo do Estado, que foram definidas no acordo que resultou no encerramento última greve da categoria, como melhoria na parte de infraestrutura e seleção e contratação de professores efetivos. Entre elas foram listadas a falta de acessibilidade a vários espaços do campus, falta de climatização das salas, danos nos tetos de vários espaços, inexistência de computadores nas salas de aula e necessidade de recuperação do piso de vários espaços.
Nas duas reuniões, os diretores da ADUEPB convidaram os professores a participarem do ato público na próxima terça-feira, 09/08, em frente a Reitoria da UEPB e das atividades da paralisação do Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, 11/08, como o lançamento da Frente Paraibana contra a Lei da Mordaça.
Nas reuniões de Araruna e Guarabira, os diretores também convidaram vários professores efetivos e substitutos a se filiarem ao sindicato, reforçando a entidade e fortalecendo suas lutas. Nos próximos dias, a diretoria também agendará encontros em outros campi da UEPB.

Compartilhe em suas redes sociais
×