Professores da UEPB aprovam Semana de Luta com três dias de paralisação

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, aprovaram uma Semana de Luta em Defesa da Universidade e do Servidor Público, no período de 30 de setembro a 04 de outubro, com paralisação entre 1º e o dia 03. A decisão foi tomada na assembleia geral do sindicato de hoje de manhã.

A Semana de Luta tem entre suas reivindicações a reposição salarial e a liberação das progressões de carreira para os professores, garantia de orçamento adequado para UEPB, garantia de vagas para novos alunos, além da rejeição ao Programa Future-se e aos cortes de verbas federais para a educação, especialmente universidades e institutos federais.

A semana inclui na sua programação atividades de mobilização na segunda-feira. Na terça-feira ocorrerá a paralisação dos professores da UEPB pela pauta específica da categoria. Na quarta e quinta-feira, a programação de será direcionada para a Greve Nacional da Educação e na sexta-feira, ocorrerá a retomada das atividades de mobilização.

A decisão de paralisar na terça-feira pela pauta específica dos professores da UEPB surgiu de uma proposta da diretoria da ADUEPB, com o objetivo de mostrar a insatisfação com a demora do Governo do Estado em retomar as negociações com categoria sobre a sua pauta reivindicações.

Em julho, a direção da ADUEPB foi recebida pelo governador João Azevedo e a Secretaria de Educação deveria criar uma comissão para prosseguir com as negociações, mas essa iniciativa não ocorreu até o momento.

Reivindicações

Entre as principais reivindicações apresentadas pela ADUEPB ao Governo estão: compromisso inalienável com a educação pública superior; reposição de perdas salariais da ordem de 30,74% para ativos e aposentados; o respeito a autonomia administrativa e financeira da UEPB; a garantia da permanência e do fortalecimento dois oito campi da universidade; o compromisso com a previdência pública dos servidores do Estado e o engajamento do Governo para garantir a permanência de duas entradas anuais para os cursos de graduação na UEPB.

Fonte: ADUEPB – 24/09/2019

Compartilhe em suas redes sociais
×