A busca de saídas para a greve dos professores da UEPB com a participação da ADUEPB, Governo do Estado e Reitoria será a principal pauta de uma audiência que o promotor de educação de Campina Grande, Alcides Leite de Amorim, convocará para o início de julho. A sugestão de uma audiência com este objetivo partiu da diretoria do Sindicato e foi acatada pelo Ministério Público, durante uma audiência realizada na tarde de hoje.
O encontro entre a diretoria da ADUEPB e o Ministério Público foi motivado por uma reclamação de alunos, que reivindicam o encerramento da greve alegando prejuízos diversos com a paralisação dos docentes.
Na audiência, o presidente e a diretora secretária da ADUEPB, Nelson Júnior e Elizabete Vale, apresentaram como justificativas para a deflagração da greve dos professores os cortes orçamentários promovidos pelo Governo do Estado nos repasses para a UEPB, o não cumprimento do orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa para a universidade para 2017, a defasagem salarial da categoria acumulada nos últimos anos, o congelamento do Plano de Cargos, Carreira e Salários – PCCR, a necessidade melhorias para assistência estudantil, a recontratação dos professores substitutos, bem como a realização de concursos públicos para a instituição.
Os diretores da ADUEPB também ressaltaram as inúmeras tentativas de diálogo realizadas pelo
Sindicato junto ao Governo do Estado antes da deflagração da greve, inclusive audiências no Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e no Ministério Público em busca de mediação para abertura de diálogo com o Governo do Estado.
No final da audiência, o promotor Alcides Leite, acatou uma sugestão da ADUEPB de uma nova audiência para discutir saídas para a greve dos professores, com a participação de representantes da Reitoria da UEPB e do Governo do Estado, para o início de julho.
A audiência também foi acompanhada pelo vice-presidente da Secretaria Regional Nordeste II do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, e a assessora jurídica da ADUEPB, Carla Viviane Nunes.
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
STF decide pela constitucionalidade de emenda que flexibiliza regime de contratação no serviço público
-
III Jornada de Assuntos para Aposentadoria do ANDES-SN aprofunda temas sobre reformas previdenciárias e fundos de pensão