ADUEPB escolhe delegação para 44º Congresso do ANDES-SN e discute negociação na mesa permanente tripartite

A ADUEPB realizou, na manhã desta terça-feira (11), uma assembleia geral descentralizada para discutir a conjuntura do movimento docente no período pós-greve, apresentar informes sobre as negociações com a Reitoria da UEPB e com o Governo do Estado, no âmbito da Mesa Permanente Tripartite, além de eleger a delegação que representará o sindicato no 44º Congresso do ANDES-SN.

O congresso ocorrerá entre os dias 2 e 6 de março, em Salvador (BA), na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A categoria aprovou a pauta proposta pela diretoria, com alteração na ordem dos pontos, priorizando a discussão sobre o congresso e a escolha da delegação.

Na sequência, a diretoria apresentou informes sobre o evento e o caderno de textos, com contribuições do vice-presidente da Regional Nordeste II do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, convidado a participar da assembleia.

Foram eleitas/os como delegadas/os de base as/os docentes Roberta Portugal, Marcelo Medeiros, Edvaldo Lima, Elizabeth Vale e Nelson Júnior. Socorro Montenegro foi indicada como observadora/suplente, e Cristiane Nepomuceno representará a diretoria.

Mesa Tripartite
A diretoria também apresentou informes sobre a primeira e a segunda reuniões da Mesa Permanente Tripartite de Negociação com o Governo do Estado e a Reitoria.

Entre os encaminhamentos definidos está o envio, pela ADUEPB, de relatório à Secretaria competente e à PBPrev com reivindicações relacionadas a direitos previdenciários de docentes aposentadas/os que vêm sendo descumpridos.

Outra demanda refere-se às melhorias na infraestrutura da UEPB. Sindicato e Reitoria elaborarão conjuntamente um documento com as necessidades específicas de cada campus.

Quanto à atualização da Lei de Autonomia da universidade, será constituído inicialmente um grupo de estudos interno. Em etapa posterior, as instâncias governamentais serão convidadas para discutir os impactos financeiros e orçamentários.

Sobre a reestruturação do PCCR, a proposta é aprofundar o debate com a categoria e, em seguida, dialogar com as pró-reitorias de Planejamento, Finanças e Gestão de Pessoas, visando avaliar os impactos e as repercussões da revisão.

Informes jurídicos
A assessoria jurídica da ADUEPB informou que, a partir da folha de pagamento de janeiro de 2026, todas/os as/os docentes efetivos da UEPB passaram a receber automaticamente o adicional de um terço (1/3) sobre os 45 dias de férias.

Para requerer os valores retroativos referentes aos cinco anos anteriores, será necessário o ajuizamento de ação judicial.

A conquista é resultado da mobilização iniciada pela ADUEPB em 2020, com a propositura de ação coletiva em defesa desse direito.

Fonte: ADUEPB – 11/02/2026

Compartilhe em suas redes sociais
×