Comando de Greve Docente da UEPB cobra de Reitoria e Assembleia Legislativa ações para viabilizar negociações com governo do estado

Ações para buscar viabilizar negociações efetivas com o governo do estado. Esta foi a principal cobrança da Comissão de Negociação do Comando de Greve da ADUEPB, apresentada nesta quarta-feira (22/10) para a Reitoria da UEPB e para as Comissões de Educação e de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba, em reuniões realizadas em João Pessoa e Campina Grande.
Na Assembleia a reivindicação buscou implementar encaminhamentos definidos na audiência pública sobre a crise orçamentária e financeira da UEPB,realizada no dia 10/10. Numa reunião com as/os deputadas/os Cida Ramos(comissão de educação, cultura e desporto) e Taciano Diniz(comissão de orçamento, fiscalização, tributação e transparência) ficou definido a realização de uma audiência conjunta das duas comissões, com convites de participação para os secretários de planejamento, orçamento e de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior, Gilmar Martins e Cláudio Furtado, como também para a reitora da UEPB, Célia Regina.
Na audiência do Comando de Greve com a Reitoria, foi apresentado um documento da ADUEPB solicitando respostas para vários pontos da pauta de reivindicação da categoria docente, apresentada no início da paralisação.
Retroativos
Sobre declarações recentes do Governo do Estado, de que já repassou os recursos para a UEPB do pagamento do retroativo das progressões, a Reitoria negou o recebimento e apesar de reconhecer o direito dos docentes, garante não dispor de recursos para saldar o débito.

O Comando de Greve também cobrou da Reitoria o compromisso de intermediar a retomada das negociações do pagamento dos retroativos das progressões funcionais, sem prejuízos para a categoria docente e recebeu a garantia de que várias ações estão sendo realizadas com este objetivo.
A Reitoria também informou que pretende disponibilizar, em breve, para todos as/os professoras/es o acesso aos cálculos elaborados, conforme parâmetros do governo do estado, dos valores a que cada um deles teria direito a receber, como também o total da dívida.


Atualização
Para a necessidade de atualização da Lei de Autonomia da UEPB, a Reitoria informou que já dispõe de um estudo sobre o tema e que pretende convidar a ADUEPB e os demais segmentos da instituição para um processo de discussão e elaboração de uma proposta, a ser apresentada ao governo do estado como reivindicação da comunidade universitária.
PCCR
Sobre a formação de um grupo para discussão sobre a revisão do PCCR, a Reitoria se posicionou favoravelmente, indicando iniciar o trabalho após o encerramento da greve docente, incluindo no debate uma Minuta elaborada pelo GT Carreira da ADUEPB, ainda a ser apresentada e aprovada pela categoria em assembleia específica.
Respostas
Sobre os demais pontos da pauta de reivindicação colocados no documento apresentado pelo Comando de Greve (Convocação do cadastro de reserva do Concurso Docente Edital 001/2022 e realização de concurso público, Infraestrutura dos Campi, Recomposição das perdas inflacionárias e Recomposição do orçamento para o exercício 2026), a Reitoria se comprometeu a responder por escrito nos próximos dias.

No encontro com a reitoria representaram a Comissão de Negociação do Comando de Greve as professoras Elisabete Vale, Valéria Porto, Cristiane Nepomuceno e Lurdes Sarmento. A convite da ADUEPB participou o vice-presidente da SRNE2 do ANDES-SN, Josevaldo Cunha. Além da reitora Célia Chaves também participaram a vice-reitora, Ivonildes Fonseca e vários pró-reitores.

Fonte: ADUEPB – 24/10/2025

Compartilhe em suas redes sociais
×