Docentes dos campi de Araruna e Guarabira debatem reestruturação do PCCR em rodas de conversa da ADUEPB

As/os professoras/es dos campi de Araruna e de Guarabira discutiram propostas de reestruturação do PCCR nesta terça-feira (25/03). Entre os temas abordados nos encontros foram discutidos sugestões sobre o acesso ao cargo de professora/or plena/o, as deliberações do 15º CONAD Extraordinário do ANDES-SN, a atualização do projeto de carreira docente da entidade e as propostas já elencadas pelo GT Carreira do sindicato.


As rodas de conversa foram iniciadas com a apresentação de uma contextualização do tema pela diretoria da ADUEPB, que incluiu informações sobre a criação do PCCR, as demandas da categoria para a atuallização da carreira após as reformas da previdência, as distorções de remuneração existentes, além das dificuldades de acesso ao cargo de professor pleno.


A presidenta da ADUEPB, Elisabete Vale e a diretora de comunicação, Roberta Portugal, explicaram aos participantes das rodas de conversa que a visão do sindicato é que a carreira é um direito das/os docente e não o resultado do mérito alcançado pelas/os professoras/es.
As diretoras também apresentaram a proposta atualizada de carreira do ANDES-SN, em especial a adoção do piso nacional da educação como piso do PCCR, as próximas etapas a serem percorridas no ambito do sindicato, como a realização de uma assembleia geral, e institucionamente na UEPB, junto ao Governo do Estado e na Assembleia Legislativa para realizar a mudança a lei do PCCR .

Os participantes das rodas de conversa buscaram da diretoria da ADUEPB informações para entender as necessidades de atualização do PCCR, as sugestões de mudança já elencadas pelo GT Carreira e as estratégias de ação política da entidade para conseguir a reestruturação.
Nas próxima semanas, a diretoria da ADUEPB agendará novas rodas de conversa nos campi de Monteiro, João Pessoa, Patos, Catolé do Rocha, Campina Grande e Lagoa Seca.
Previdência
Tanto no campus de Araruna como em Guarabira, a diretoria constatou a necessidade do agendamento de reuniões entre os professores e a Assessoria Jurídica da ADUEPB para o esclarecimento de dúvidas e para o repasse de orientações sobre questões previdenciárias.

Fotos: Fred Oliveira

Fonte: ADUEPB – 26/03/2025

Compartilhe em suas redes sociais
×