Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN

As professoras/es da UEPB definiram hoje (21/011), numa assembleia geral, a pauta de reivindicação da categoria a ser apresentada ao Governo do Estado, na data base 2025, no mês de janeiro próximo. As/os docentes pedem uma reposição salarial de 18,73%, além do pagamento do retroativo das progressões e a realização de novos concursos para professor.
A pauta aprovada também cobra o cumprimento da Lei de Autonomia da UEPB, que prevê o repasse a instituição de 3% das receitas do Estado, e a instalação de uma mesa de negociação permanente buscando uma proposta de atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Docentes – PCCR, com as mudanças que estão sendo discutidas no Grupo de Trabalho de Carreira da ADUEPB.


A ADUEPB já protocolou pedidos de instalação de uma mesa de negociação para o Governo do Estado e para as Secretarias Estaduais de Administração e Planejamento, Gestão e Orçamento. O percentual de reposição salarial de 18,73% poderá ser alterado até o final do ano, pois refere-se até o mês de agosto, segundo cálculos realizados pelo Dieese.


Retroativo
No ponto de pauta que discutiu as negociações para o pagamento do retroativo, a diretoria da ADUEPB informou que o Governo do Estado ainda não apresentou nenhum retorno sobre a proposta da categoria de pagamento sem deságio, com valor atualizado e dentro da vigência do Governo João Azevedo. Os docentes mantiveram um indicativo de greve sem data.
Segundo a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Orçamento o processo de negociação continua em andamento. A assessoria jurídica da ADUEPB informou que a ação coletiva que cobra o pagamento segue tramitando e que aguarda um posicionamento do Governo do Estado.


Auxílios
Sobre o alerta do TCE de risco de determinação de proibição de pagamento dos auxílios alimentação e saúde, a assembleia deliberou que a diretoria da ADUEPB siga acompanhando a questão e cobrando uma solução por parte da Reitoria da universidade e do Governo do Estado.


Congresso
Na escolha da delegação do sindicato ao 43º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá em janeiro de 2025, no período 27 a 31, a categoria elegeu as/os professoras/es Cristiane Nepomuceno, Ana Raquel de Ataíde, Rita de Cássia Cavalcante e Nelson Júnior como delegadas/os. A presidenta da ADUEPB, Elizabete Vale representará a entidade.
A convite do sindicato também participou da assembleia o 1° vice-presidente da SRNE-2 do ANDES-SN, Josevaldo Cunha.

Leia mais:

ADUEPB reafirma na mesa de negociação: pagamento do retroativo sem deságio e dentro do período administrativo do atual governo. PGE confirma continuidade da negociação.

ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%

Fonte: ADUEPB – 21/11/2024

Compartilhe em suas redes sociais
×