A diretoria da ADUEPB participou hoje(13/11) de uma sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba sobre a Lei Orçamentária Anual de 2025 e cobrou o cumprimento da Lei de Autonomia da UEPB, o pagamento do retroativo das progressões de carreira.e a reposição das perdas salariais dos docentes.
A presidenta da ADUEPB, Elizabete Vale, representou a entidade e ressaltou que a Lei de Autonomia da UEPB completou 20 anos de sua criação este ano e que, mesmo sendo fundamental para a consolidação da universidade, vem sendo descumprida por sucessivos governos.
“Em 2021, 2022 e 2023 foram repassados apenas 2,85%,2,67% e 2,75%, respectivamente, segundo dados calculados pelo Dieese, com base em informações do portal de transparência da UEPB “, explicou.
Elizabete ressaltou que a universidade está asfixiada, com condições precárias de funcionamento e com “um orçamento que mal dá pra pagar pagar a folha salarial”.
Reposição
No seu pronunciamento, a presidenta da ADUEPB também ressaltou a necessidade de aplicação de reposição salarial para os docentes na data-base de 2025, que acumulam perdas de 18,73%
Retroativo
Elizabete Vale também cobrou o cumprimento pagamento do retroativo das progressões, resultado do congelamento de 2019 a 2023, e lembrou a dívida do governo e a universidade com docentes e técnicos ultrapassa R$ 75 milhões.
Fonte: ADUEPB – 13/12/2024
Posts Relacionados
-
“Vida além do trabalho”, curta lançado pelo ANDES-SN expõe impactos da jornada 6×1
-
PROFESSORES DA UEPB INTENSIFICARÃO MOBILIZAÇÃO E DECIDIRÃO SOBRE DEFLAGRAÇÃO DE GREVE EM 16 DE SETEMBRO
-
Reforma Administrativa representa atentado à democracia e população precisa estar atenta
-
Educação terá plenária nacional na terça (26) para mobilizar pelo Plebiscito Popular
-
ADUEPB PARTICIPA DE AUDIÊNCIA COM REITORIA SOBRE COBRANÇA DO PAGAMENTO DO DUODÉCIMO DEVIDO PELO GOVERNO DO ESTADO