Nos dias 5 e 6 de julho, a ADUFPB sediou o evento promovido pela Secretaria Regional Nordeste 2 do ANDES, trazendo à discussão temas cruciais para o cenário educacional atual. No primeiro dia, a mesa de abertura “A greve da Educação Federal e das Universidades Estaduais: desafios, conquistas e continuidade das lutas” foi marcada por uma análise profunda da conjuntura feita pelos professores Fernando Lacerda (ANDES-SN) e Edson Franco (ADUFPB).
Os palestrantes não apenas delinearam os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior Federais, Estaduais, IFs, CEFETs, mas também destacaram as conquistas alcançadas até o momento e as perspectivas para futuras mobilizações. A greve, como ponto central da discussão, evidenciou a importância da união e da resistência coletiva para a defesa da educação pública no Brasil.
No segundo dia do evento, o foco foi direcionado à “Carreira Docente”, com a diretora tesoureira do ANDE-SN, Jennifer Webb, trazendo reflexões sobre o desenvolvimento e os desafios dessa área fundamental para o sistema educacional.
Da diretoria da ADUEPB estavam presentes o vice-presidente, Edvaldo Lima e a diretora secretária, Valéria Raquel Porto.
O evento proporcionou um espaço de debate e reforçou o compromisso contínuo do ANDES com a valorização do ensino público.
Fonte: ADUEPB – 08/07/2024
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro