ADUEPB VOLTA A COBRAR DO GOVERNADOR RETOMADA DA NEGOCIAÇÃO SOBRE PAGAMENTO DO RETROATIVO DAS PROGRESSÕES

A ADUEPB voltou a cobrar hoje (27/03) do governador João Azevedo a retomada da negociação para o pagamento do retroativo das progressões de carreira. A presidenta do sindicato, Elisabete Vale, entregou uma nova solicitação com esta finalidade, durante uma solenidade do Governo em Campina Grande, e recebeu a promessa de que o diálogo será retomado pela Procuradoria Geral do Estado.

A negociação da ADUEPB com a Procuradoria foi iniciada no segundo semestre de 2023 e interrompida em novembro, quando o sindicato aguardava uma resposta do governo a uma contra-proposta da categoria em relação ao forma e ao tempo de pagamento do retroativo.

Última reunião de negociação entre ADUEPB, Reitoria e Procuradoria, em 06/11/2023

Em dezembro de 2023, a diretoria da ADUEPB cobrou do governador a retomada da negociação, durante uma visita dele a Campina Grande, e desde então tem constantemente realizado, sem sucesso, solicitações de reuniões e audiências sobre o tema a diversos secretários estaduais.

Antes de manter contato com o governador, a presidenta da ADUEPB, conversou também com o vice-governador, Lucas Ribeiro e com o secretário estadual ciência, tecnologia, inovação e ensino superior , Cláudio Furtado, expondo a necessidade de retomada da negociação.

No contato com o governador, a ADUEPB recebeu a promessa de retomada das negociações, mas sem uma data para uma próxima audiência com a Procuradoria Geral do Estado.

Retroativo

O retroativo das progressões de carreira é referente a parte dos salários das/os professoras/es que deixou de ser paga no período de 2016 a 2023, porque a lei estadual Nº 10.660/2016 proibiu que os servidores do poder executivo progredissem em suas carreiras. Isso impediu que mesmo tendo direito, as/os docentes mudassem de nível e categoria, com o crescimento de seus vencimentos.

A última estimativa é que o valor do retroativo seja de, no mínimo de R$ 75 milhões. As/os professoras/es querem que a gestão pague o valor até o final da governo de João Azevedo.

Fonte:ADUEPB – 27/03/2024

Compartilhe em suas redes sociais
×