Nova diretoria (2023-2025) participa de audiência com Reitoria e pauta retroativo das progressões, concurso público e reposição salarial

A nova diretoria da ADUEPB (2023-2025) participou hoje(21/12) da sua primeira audiência com a Reitoria da UEPB e pautou para a conversa a realização de concurso público para docentes, pagamento do retroativo das progressões e reposição salarial na data-base 2024. No encontro, também foram discutidos propostas para a melhoria das condições de trabalho dos docentes substitutos.
CONCURSO
Sobre o cronograma de realização do próximo concurso público para novos docentes, a reitora Célia Regina informou que o edital está sendo finalizado e a previsão é que sejam oferecidas aproximadamente 50 de vagas, como ocorreu no concurso anterior. Um dos critérios para a alocação de vagas foi a quantidade de professores substitutos em cada departamento.
RETROATIVO
Na pauta sobre a negociação com a Procuradoria Geral do Estado para o pagamento do retroativo das progressões, a Reitoria informou que aguarda o agendamento de uma nova rodada de negociação, onde o Governo apresentará sua posição em relação a proposta dos sindicatos de professores e técnico-administrativos. A ADUEPB propos o pagamento sem deságio e dentro do período do atual governo.
A entidade voltou a solicitar da Reitoria que atualize os valores de quanto cada docente tem a receber do retroativo.


REPOSIÇÃO
Em relação a reposição salarial para a data-base 2024, a ADUEPB informou a Reitoria que tenta agendar com o Governo do Estado a abertura do diálogo, juntamente com o Fórum dos Servidores, reinvindicando um reajuste de 21,21%, referente ao período de 2018-2023. A gestão da UEPB explicou que sua expectativa é de um reajuste linear no próximo ano, já que nenhuma reposição foi aplicada este ano, mas que não participa da definição do índice.
SUBSTITUTOS
Nesta pauta, a diretoria da ADUEPB solicitou a retirada dos contratos com os docentes substitutos da multa de rescisão e um limite para a quantidade de componentes que são destinados a estes professores. Hoje, o excesso de diferentes componentes curriculares prejudica o trabalho e o desempenho destes trabalhadores.


DIRETORIA
A audiência foi iniciada com a apresentação dos novos diretoria da ADUEPB que participaram do encontro: Elizabete Carlos do Vale (Diretora presidenta), Edvaldo Carlos de Lima(Diretor vice-presidente), Valéria Raquel Porto de Lima (Diretora 1ª secretária), Ana Raquel Pereira de Ataíde(Diretora 1º tesoureira), Roberta Rosa Portugal(Diretora de comunicação) e Marcelo Medeiros da Silva (Diretor de assuntos sindicais).

Fonte: ADUEPB – 21/12/2023

Compartilhe em suas redes sociais
×