Business and lawyers discussing contract papers with brass scale on desk in office. Law, legal services, advice, justice and law concept picture with film grain effect

Assessoria Jurídica da ADUEPB já ultrapassa 200 ações cobrando pagamento do terço de férias com 45 dias e retroativos

A Assessoria Jurídica da ADUEPB já ultrapassou as 200 ações individuais impetradas em favor de professores/as da UEPB, cobrando o pagamento do terço de férias com base em 45 dias e o pagamento das verbas retroativas dos últimos cinco anos. Todos os docentes da universidade têm direito ao benefício porque a instituição tem pago o terço com base em apenas 30 dias. Os processos começaram a ser formalizados no final do mês de maio deste ano e 120 liminares já foram cumpridas pela universidades, garantindo o ajuste a partir de agora para os docentes.
As ações individuais movidas pela Assessoria Jurídica da ADUEPB são uma possibilidade disponibilizada pela diretoria da ADUEPB aos professores/as da UEPB, sindicalizados/as ou não, independente da ação coletiva que também está em andamento. As ações individuais tramitam de forma mais ágil nos juizados especiais da fazenda pública.
A primeira etapa para a universidade a pagar o terço com base nos 45 dias de férias é uma liminar que obriga a instituição cumprir esse direito, de imediato. Até agora, a justiça já garantiu esse direito em 120 ações movidas pela ADUEPB.
Como tanto a UEPB como a Assessoria Jurídica do Sindicato estão abdicando das audiências de conciliação, devido a causa ser meramente de direito, sem a necessidade de produção de mais provas, a tramitação das ações é acelerada em cerca de dois meses para que a justiça emita uma sentença de mérito.
Atualmente, 115 das ações movidas pela assessoria jurídica do sindicato já possuem sentenças de mérito positivas para os/as professores/as. Nesta fase do processo, a justiça decide em definitivo sobre o pagamento do terço e também determina o pagamento do retroativo dos últimos cinco anos. A universidade ainda pode recorrer numa turma do Juizado Especial da Fazenda Pública. A instituição já recorreu em 59 ações.
OPÇÃO
A opção de ações individuais para conquistar do direito a implementação do terço de férias integral se consolidou como um caminho mais rápido após a entrada em funcionamento, em dezembro do ano passado, dos juizados especiais da fazenda pública, permitindo que ações contra o Estado até o valor de R$13.200,00 sejam pagas de forma mais célere e sem custas processuais.
O sindicato tem uma ação coletiva tramitando na vara comum da Fazenda Pública que ainda demandará o julgamento em segunda instância e sem prazo para que de fato o direito seja pago aos docentes. Hoje, o pagamento da UEPB do terço é referente a apenas 30 dias.
HONORÁRIOS
Para os/as docentes que optarem por esse encaminhamento individual, é cobrado por parte da assessoria jurídica, honorários advocatícios com desconto de 50% aos filiados/as da ADUEPB. Ou seja, ao final do processo, será devido 15% do valor auferido na causa, a título de honorários advocatícios.
Contratualmente, a assessoria jurídica sindical é responsável pelas ações coletivas e consultoria jurídica da entidade. Nas ações judiciais individuais é garantido ao filiados/as desconto de 50% sobre o valor cobrado no mercado. Aos filiados/as que tenham interesse devem providenciar a cópia do contracheque dos últimos 05 anos referente ao mês de férias e documentos pessoais ( RG, CPF e comprovante de residência) para entregar à secretaria da ADUEPB ou direto pelo e-mail juridico.aduepb@gmail.com.
MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações mantenha contato com a Assessoria Jurídica da ADUEPB pelo telefone/whatsapp: 83-99868 4680; pelo telefone de nossa secretaria: 3065:5350/whatsapp 83 9 8684 1774 ou pelo e-mail juridico.aduepb@gmail.com.

Fonte: ADUEPB – 25/08/2023

Compartilhe em suas redes sociais
×