ADUEPB participou hoje (23/11) da audiência pública da Assembleia Legislativa que discutiu o orçamento estadual para 2023. O presidente do Sindicato, Helber Tavares, cobrou do Governo do Estado e do legislativo que o orçamento inclua ações para o cumprimento efetivo da lei de autonomia da UEPB, o pagamento do retroativo dos docentes, o cumprimento do PCCR da categoria e a revogação da lei de congelamento de progressões e promoções (10.660/2016).
Helber ressaltou em sua fala na audiência que a ADUEPB tinha a expectativa de encontrar na proposta orçamentária, Wencaminhada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, soluções para o cumprimento efetivo do Plano de Cargos, Carreira e Salários – PCCR dos professores, pela importância social que a universidade possui na Paraíba, o diálogo e as parcerias da instituição com o Governo do Estado.
O presidente do sindicato explicou que enquanto o PCCR não voltar a ser cumprido, com o fim da lei do congelamento das progressões e promoções de carreira (Nº 10.660/2016), a universidade e o Governo continuarão acumulando um passivo financeiro que cresce a cada ano, hoje estimado em mais de R$ 40 milhões.
AUTONOMIA
A ADUEPB também cobrou do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa a inclusão de soluções no orçamento estadual para o efetivo cumprimento da lei de autonomia da UEPB, que nos últimos anos não tem sido cumprida em seus percentuais mínimos, com repasses à universidade abaixo de 3% das receitas estaduais ordinárias.
REAJUSTE
Sobre os questionamentos dos sindicatos que compõe o Fórum dos Servidores do Estado da Paraíba e que participaram da audiência pública, da possibilidade de reajuste salarial para 2023, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, informou que o Governo Estadual mantém sua disposição de diálogo com as categorias “dentro dos limites orçamentários”. O presidente da ADUEPB conversou com o secretário e ficou acordada uma audiência para a próxima semana.
Também acompanharam a audiência o Diretor de assuntos sindicais da ADUEPB, José Luiz Cavalcante e a diretora 2ª secretária, Valéria Raquel Porto de Lima. Representou o ANDES-SN, o diretor da Secretaria Regional NE II do Andes, Nelson Júnior.
Fonte: ADUEPB – 23/11/2022
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro