Audiência da nova diretoria da ADUEPB com Reitoria é marcada pela discussão sobre o retorno das aulas presenciais, progressões e retroativo

A insatisfação de muitos professores(as) pela opinião da categoria não ter sido adequadamente considerada na aprovação da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – Consepe (023/2021) que regulamenta o retorno aulas presenciais em fevereiro e abril de 2022, as dificuldades de vários departamentos para viabilizar a volta em fevereiro e as preocupações com a definição e implantação de protocolos biossegurança para todos os cursos foram alguns dos temas discutidos pela nova diretoria da ADUEPB na sua primeira audiência com a Reitoria da universidade.

Sobre a resolução de retorno às aulas presenciais nas disciplinas teóricas a Reitoria manteve a decisão do Consepe de flexibilizar o cumprimento da resolução (023/2021), apenas para os departamentos que comunicaram até hoje (22/12) a Pró-Reitoria de Graduação as dificuldades em viabilizar o retorno das aulas presenciais em fevereiro, permitindo a volta em abril.

A diretoria da ADUEPB apresentou a reitora Célia Regina várias preocupações dos(as) filiados(as) relatadas na última assembleia da categoria, como por exemplo, as dificuldades dos(as) professores(as) que ministram disciplinas comuns para alunos de cursos que possuem datas diferentes para a retomada das aulas presenciais.

A ADUEPB também demonstrou sua preocupação com a definição e implantação dos protocolos de biossegurança necessários para retomada das atividades presenciais em 2022 e recebeu da Reitoria a garantia que todas as iniciativas necessárias serão adotadas para viabilizar o retorno das aulas, ficando a gestão de solicitar aos departamentos o envio dos protocolos específicos necessários.

PROGRESSÕES

A Reitoria informou que em 2022 pretende buscar junto ao Governo do Estado o fim do congelamento das progressões e promoções, já que o passivo resultante bloqueio determinado pela lei estadual 10.660/2016 atingiu cerca de R$ 40 milhões.

RETROATIVOS

Sobre o pagamento dos retroativos das progressões do período de 2018/2019, a Reitoria informou que continuará realizando pagamentos de acordo com sua possibilidade orçamentária, já que não recebeu nenhuma suplementação do Governo do Estado com esse objetivo.

A reitora explicou aos diretores da ADUEPB que a previsão é que esse mês seja realizado um pagamento com valores maiores que nos meses anteriores.

RECOMPOSIÇÃO SALARIAL

Sobre a possibilidade de recomposição salarial, a Reitoria informou que o tema depende de uma decisão do Governo do Estado, já quem em 2022 acaba a proibição para reajustes dos servidores públicos que foi imposta pela PEC Emergencial.

Pela diretoria da ADUEPB participaram da audiência o diretor-presidente José Helber Tavares, a diretora-secretária Elizabete Valle, a diretora de comunicação Paula Castro e o diretor tesoureiro Deoclécio Ferreira. Pela Reitoria participaram a Reitoria Célia Regina, a vice-reitora Ivonildes Fonseca e o chefe de Gabinete, Luciano Albino.

Fonte: ASCOM – ADUEPB – 22/21/2021

Compartilhe em suas redes sociais
×