Resultado da luta da categoria e do sindicato, professores(as) da UEPB começam a receber pagamento de retroativo das progressões

Os professores(as) da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB começaram a receber o pagamento dos valores retroativos referentes às progressões de carreira que ficaram retidas nos anos de 2018 e 2019. A liberação do pagamento foi resultado da luta da categoria organizada pela ADUEPB, que vem dirigindo a luta política e junto com os técnico-administrativos negociando com a Reitoria e o Governo do Estado.

No salário deste mês foi liberado um valor linear de R$ 1.300 para todos os docentes que possuem valores retroativos. Nos próximos meses, o pagamento dependerá da capacidade financeira da universidade.

O diretor 2º tesoureiro da ADUEPB, Helber Tavares, ressaltou que “o desbloqueio das progressões assim como o início do pagamento do seu retroativo sempre teve a ver com a luta da ADUEPB. Seja através das formas de pressão, articulação e mobilização. Hoje, o importante ganho financeiro liberado para a categoria também é um ganho do sentimento de coletividade, de fortalecimento sindical e de valorização dos direitos do trabalho docente”.

A diretoria da ADUEPB já negociava o início do pagamento do retroativo desde 28 de julho, quando participou de uma audiência com a Reitoria da UEPB. A instituição informou que realizava planejamentos orçamentários para que o pagamento destes retroativos ocorresse ainda neste semestre de forma parcelada. A liberação das progressões ocorreu no mês de junho.

Leia também: DIRETORIA DA ADUEPB TEM AUDIÊNCIA COM REITORIA PARA DISCUTIR RETROATIVO, CONCURSO PÚBLICO E RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Fonte: ASCOM ADUEPB – 01/09/2021

Compartilhe em suas redes sociais
×