Nota de apoio à greve dos trabalhadores dos Correios e Telégrafos

Os trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos – ECT entraram em greve nacional hoje (18/08), por tempo indeterminado, para tentar barrar mais um ataque da direção da estatal, com o aval do Governo Federal, contra seus direitos e para impedir a privatização do patrimônio público.

A paralisação unifica as federações que representam os mais de 70 mil trabalhadores da ECT e sequer busca uma reposição salarial mas, a manutenção dos direitos estabelecidos pelo acordo coletivo, inicialmente previsto para valer até 2021.

O Governo conseguiu uma liminar no STF para suspender provisoriamente o acordo e tenta retirar uma série de direitos dos trabalhadores, mudando regra de férias, de pagamentos de hora extra, reduzindo ticket alimentação, cortando benefício de filhos de empregados com necessidades especiais, reduzindo a licença  maternidade de 180 dias para 120 dias, diminuindo o período de amamentação e aumentando o desconto do plano de saúde. A redução dos direitos dos trabalhadores também é uma estratégia para a privatização da empresa, deixando-a “mais atrativa” para os futuros compradores.

A Diretoria da ADUEPB apoia a greve dos trabalhadores da ECT que, legitimamente, lutam por seus direitos e pela manutenção de um serviço público fundamental para a população brasileira.

Campina Grande, 18 de agosto de 2020

Diretoria da ADUEPB

Compartilhe em suas redes sociais
×