Assembleia da ADUEPB define prioridades para enfrentar precarização do trabalho por aulas remotas e escolhe delegação ao CONAD

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba definiram hoje (24/07) a tarde, numa assembleia geral da ADUEPB, suas prioridades na luta contra a precarização do trabalho que a implantação do ensino remoto trará para a categoria. Na pauta estão a garantia do direito de cátedra, de imagem, apoio técnico permanente, estrutura da universidade para biblioteca, além medidas para evitar o aumento da carga horário. Na assembleia também foi escolhida a delegação da entidade para o 8º CONAD Extraordinário do ANDES-SN.
INFORMES
Nesse ponto a diretoria apresentou entre os informes, dados sobre a tentativa de retomada de negociações com o Governo do Estado para o pagamento dos valores referentes as progressões de carreira. A presidenta Mauriene Freitas explicou que a proposta é utilização de valores referentes da diferença retida pelo estado no duodécimo da UEPB em 2017, que foi reconhecida judicialmente, para essa finalidade. Ela explicou que a Reitoria da instituição já se manifestou favorável a iniciativa.
Também foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a três professores da UEPB falecidos nos últimos meses, dois deles vítimas da Covid-19.
CONAD
Os professores aprovaram que a delegação da ADUEPB atuará no CONAD pela aprovação do Texto de Resolução Nº 10, que estabelece a prorrogação do mandato da atual Diretoria Nacional (biênio 2018-2020), pelo prazo de até 90 (noventa) dias, prorrogáveis por mais até 90 dias; a implantação de uma Comissão Eleitoral Central (CEC) responsável por refazer o regimento e o calendário eleitoral, tão logo seja possível a realização de eleições sindicais, a partir do diálogo com as duas chapas concorrentes ao pleito e a convocação um CONAD Extraordinário, até setembro de 2020, para deliberar sobre o novo regimento e calendário eleitoral.
Em seguida, os professores escolheram em votação que o delegado do sindicato no CONAD será o professor José Helber e os observadores serão os professores Nelson Júnior e Margareth Melo.
CONDIÇÕES DE TRABALHO
A segunda parte da assembleia foi dedicada ao debate sobre as condições de trabalho dos professores com a implantação do ensino remoto na universidade e a pauta da ADUEPB para garantia dos direitos da categoria e o enfrentamento da precarização do trabalho.
Os docentes decidiram que a ação do sindicato deve buscar a garantia da liberdade de cátedra dos professores, a proteção dos seus direitos de imagem, a garantia do oferecimento por parte da UEPB de apoio técnico permanente em seu trabalho, a disponibilização de uma biblioteca digital para docentes e estudantes, além de mudanças na resolução que regulamentou o ensino remoto para evitar o aumento da carga horária.
Os professores também reivindicarão da gestão da UEPB a ampliação dos serviços de assistência psicológica para a comunidade acadêmica, a implantação de resoluções que protejam os professores no exercício de seu trabalho e definições mais precisas a respeito de vários aspectos do funcionamento do regime de ensino remoto, especialmente os que envolvem o trabalho docente.
Foto: Divulgação
Fonte: ADUEPB – 25 DE JULHO DE 2020

Compartilhe em suas redes sociais
×