ADUEPB participa de audiência com reitor e cobra condições de trabalho para docentes na realização de aulas remotas

A diretoria da Associação dos Docentes da UEPB participou hoje (17/07) pela manhã de uma audiência virtual com o reitor da UEPB, Rangel Júnior e cobrou a garantia da instituição de condições de trabalho para os professores durante a realização das aulas remotas. A iniciativa do sindicato ocorre depois da aprovação pelos conselhos superiores da universidade da resolução 229/2020 que estabeleceu a implantação de um regime acadêmico virtual.
Durante o encontro, a ADUEPB ressaltou a importância de que a universidade implante uma política institucional que garanta uma qualidade do trabalho que não resulte em prejuízos a qualidade de vida dos docentes na circunstância do ensino remoto. Foram pontos levantados pelos representantes do sindicato o amparo às questões de saúde docente, que tipos de ações devem ser tomadas para conscientização contra o excesso de trabalho docente no modelo remoto, o que a universidade tem a oferecer ao docente para o acesso à infraestrutura tecnológica, quais as ações preventivas de resguardo à propriedade intelectual e liberdade de cátedra nas redes e o que pode ser ofertado aos professores na área de assistência técnica no trabalho de ensino remoto.
O reitor Rangel Junior informou que todas as ações adotadas pela Administração Central da UEPB no que diz respeito às atividades remotas docentes têm prezado pelo respeito pleno aos direitos individuais e coletivos, e lançou a proposta de elaboração de algo como um “protocolo ético” que discipline os limites e compromissos entre docentes e estudantes durante o período de realização das aulas remotas, como forma de preservar as boas condições de trabalho e de ensino-aprendizagem, além da qualidade de vida de professores e alunos.
Ao final da audiência, a Reitoria e a diretoria da ADUEPB acordaram que voltarão a realizar outros encontros, após a assembleia da categoria, marcada para próxima sexta-feira, 24/0, para a definição e encaminhamentos de ações que atendam as reivindicações da entidade.
Pela diretoria da ADUEPB participaram da audiência a presidenta Mauriene Freitas, Lourivaldo Lima, Edson Holanda, Margareth Maria de Melo e José Helber Tavares. Também participou como convidado o vice-presidente da Secretaria Regional NE II do ANDES-SN, o professor Josevaldo Cunha. Pela Reitoria participaram além do reitor, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Luciano Albino; a procuradora jurídica da UEPB, Marina Torres; o chefe de Gabinete da Reitoria, Ricardo Soares e o assessor de Gabinete, Ítalo Vilarim.
Posição da ADUEPB
Desde o início da implantação de medidas de isolamento social como uma das principais orientações da Organização Mundial da Saúde para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 o ANDES-SN e a Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB divulgaram posição contrária a orientação do Ministério da Educação pela substituição de disciplinas presenciais por virtuais, por considerar que a “ defesa de aulas online desconsidera o caráter pedagógico das aulas presenciais e as especificidades de cada disciplina e curso, e incentiva uma forma de ensino que não deve ser a principal, mas apenas suporte para os(as) docentes”.
Foto: Divulgação
Fonte: ADUEPB – 17/17/2020

Compartilhe em suas redes sociais
×