ADUEPB acompanha audiência sobre orçamento estadual 2020 e cobra recursos para liberação de progressão e reposição salarial

A ADUEPB participou hoje pela manhã da primeira audiência pública da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba sobre os projetos de lei do orçamento estadual para 2020 e do plano plurianual 2020-2023, e cobrou do governo do estado recursos para o orçamento da UEPB para garantir a liberação das progressões de carreira e reposição salarial para os professores.

A audiência pública ocorreu na Câmara de Vereadores de Campina Grande e contou com a participação do secretário estadual de planejamento, Gilmar Martins e de vários deputados estaduais e vereadores.  A ADUEPB foi representada por seu presidente, professor Nelson Júnior.

Após a exposição do secretário de planejamento sobre os projetos de lei de orçamento 2020 e do Plano plurianual 2020-2023, foi facultada a palavra aos participantes e o presidente da ADUEPB, apresentou dados mostrando a gradativa redução do orçamento da UEPB nos últimos anos, percentualmente e financeiramente, em contraste com a crescente arrecadação do estado.

Nelson lembrou que as reduções orçamentárias já provocaram o corte de seis mil vagas para novos estudantes em todo o estado, principalmente oriundos da rede pública de educação, tem impedido a realização de novos concursos de professores para substituir os que estão se aposentando e está provocando o aumento da precarização do trabalho, além de impedir a aplicação de reposição salarial e o congelamento das progressões de carreira.

O secretário alegou que o governo tem se esforçado para recompor o orçamento da UEPB e afirma que não existem recursos para garantir reposição salarial para os servidores. “Temos demandas de todas as categorias e o governo tem sentado e conversado. Temos muita preocupação com a Lei de Responsabilidade fiscal e não temos recursos”, explicou

Compartilhe em suas redes sociais
×