Nota de repúdio à agressão policial contra o estudante Mateus Henriques

A diretoria da Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB vem a público repudiar de forma veemente a agressão sofrida pelo estudante da UFCG e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) Mateus Henriques, por um integrante da Polícia Militar da Paraíba, em Campina Grande, quando participava de uma das atividades da Greve Geral de ontem (14/06).

Um vídeo com repercussão nacional mostrou o momento em que o policial, sem preparo para a missão a que foi designado naquele momento, agrediu o estudante que não demonstrou qualquer intenção de agredir a ele ou qualquer outra pessoa naquele momento.

A agressão sofrida pelo estudante simbolizou as inaceitáveis tentativas de criminalizar e reprimir protestos e manifestações organizadas pelos trabalhadores na defesa de seus direitos e conquistas, que foram também registradas pelo país no dia de ontem.

Embora o Governo do Estado tenha afastado o policial que agrediu o estudante, é fundamental que esta iniciativa seja o início de um processo de apuração que resulte em consequências para inibir quaisquer outras tentativas de agressão a estudantes ou trabalhadores que lutam por seus direitos.

Estamos também solidários ao estudante Mateus Henriques, vítima da agressão, e ao movimento estudantil que inclui em seu aprendizado a prática da luta por seus direitos e da população como matéria fundamente na construção da cidadania

Campina Grande, 15 de junho de 2019

A Diretoria

 

Compartilhe em suas redes sociais
×