ADUEPB acompanha votação e pressiona pela aprovação de projeto que garante liberdade de cátedra

ADUEPB, dando prosseguimento as suas ações para assegurar a liberdade de cátedra de seus docentes e aderindo ao Dia Nacional de Lutas e Mobilizações em Defesa da Educação Pública promovido pelo ANDES-SN e outras entidades da educação federal, foi a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba para acompanhar a votação do projeto de lei 2013/2018, de autoria do Governo do Estado, que assegura a “liberdade de expressar pensamentos e opiniões no ambiente escolar das rede pública e privada de ensino da Paraíba”.

O projeto de lei se coloca frontalmente contra as iniciativas denominadas “Escola sem partido” que visam tolher a liberdade e autonomia dos professores no fazer docente, direitos já asseguradas pela Constituição Federal.

Foram mobilizados professores e estudantes para comparecer à sessão. Com faixas, cartazes e mordaças, o público que encheu as duas galerias do plenário se posicionou unanimamente a favor do projeto. Dos 36 deputados estaduais, apenas 30 estavam presentes. Dos 29 votantes, 23 se posicionaram a favor, 1 se absteve e 5 se posicionaram contrariamente à proposta. Foram contra a liberdade dos docentes os deputados Bruno Cunha Lima, Camila Toscano, João Henrique, Renato Gadelha e Tovar Lima.

Compartilhe em suas redes sociais
×