Professores paralisam UEPB, instalam Comando de Greve e definem atividades do movimento

O primeiro dia de greve dos professores da Universidade Estadual da Paraíba paralisou a instituição. No Campus de Campina Grande, a diretoria da Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB, fechou as principais entradas e impediu a realização de aulas. A greve é por tempo indeterminado e entre as principais reivindicações da categoria estão o respeito a Lei de Autonomia da Universidade, cumprimento do orçamento 2017 da instituição, democratização da universidade, reposição salarial de 21,63% e contra a ameaça de corte de 2.700 vagas para alunos.
As mobilizações no primeiro dia de greve dos professores começaram por volta das 6h30, quando a Diretoria e professores fecharam as principais entradas e saídas do Campus em Campina Grande. Eles também impediram a realização de aulas por alguns professores que insistiram em manter suas atividades. No turno da noite, o Comando de Greve também realizou um arrastão nos centros e impediu a realização de outras aulas na graduação.


A partir das 10h, na sede social da ADUEPB, ao lado do Campus da UEPB, ocorreu a instalação do Comando de Greve, onde foram discutidas as primeiras ações da greve dos professores e a estrutura de funcionamento do Comando.


A estrutura do Comando foi subdividida em comissões para a realização das diversas atividades avaliadas necessárias para que se obtenha êxito no movimento. A estrutura ficou da seguinte forma: Comissão Política e de Negociação, Comissão de Secretaria/Sistematização, Comissão de Finanças, Comissão de Mobilização, Comissão de comunicação e Comissão de acompanhamento acadêmico-científica. Também ficou definido que será criado um grupo de trabalho para estudar a questão orçamentária da UEPB.
Outra definição do Comando foram os eixos principais da greve. Foram aprovados: Autonomia universitária, financeira e de gestão, Democratização e Reposição da perdas salariais.

Calendário
No calendário de atividades do Comando já definidas as próximas ações. Elas começarão na manhã da próxima segunda-feira, dia 17/04, a partir das 6h30, com o fechamento do Campus de Campina Grande. Às 9h horas, ocorrerá reuniões das subcomissões do Comando, na sede social da ADUEPB e às 14h reunião do Comando, no mesmo local. À noite, a partir das 17h30, acontecerá o fechamento do Centro de Ciências Jurídicas, no Centro.
Na terça-feira, dia 18, as atividades ocorrerão no Campus de Guarabira, com visita a ocupação dos alunos, a partir das 9h30 e participação de uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Guarabira, sobre a Crise da UEPB, às 17h.
No dia 20, quinta-feira, o Comando de Greve visitará o Campus de Catolé do Rocha, a partir das 9h, participando também de mobilização em apoio a greve no mesmo dia.
Ocupação Guarabira
Em apoio à greve dos professores e com o objetivo de chamar a atenção da opinião pública para a crise da UEPB, dezenas de estudantes do Campus de Guarabira, ocupam desde segunda-feira (11/04) o local. A iniciativa inclui a realização de atividades extracurriculares em todos os turnos e busca da unidade de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos numa pauta comum.
A ocupação do campus ganhou força depois que o reboco do teto de uma das salas de aula caiu durante a realização de uma aula, na terça-feira (12/04), comprovando a precária infraestrutura que o prédio do Centro se encontra. O problema foi a repetição de um acidente semelhante, ocorrido há cerca um mês, que feriu levemente três alunos.

Compartilhe em suas redes sociais
×