Estudantes ocupam Campus de Guarabira, denunciam condições precárias e apoiam greve dos professores

Em apoio à greve dos professores e com o objetivo de chamar a atenção da opinião pública para a crise da UEPB e as precárias condições de infraestrutura, dezenas de estudantes do Campus de Guarabira, a ocupam por tempo indeterminado o local. A ocupação inclui a realização de atividades extracurriculares em todos os turnos e a busca da unidade de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos numa pauta comum.
O movimento começou na segunda-feira (11/04) e cresceu rapidamente após o reboco do teto de uma das salas de aula do prédio cair na terça-feira (12/04), perto de estudantes que utilizavam o espaço. Foi a segunda vez em menos de um mês que o problema ocorreu. Na primeira, três alunos foram atingidos e se feriram levemente.
Após iniciar a ocupação, os alunos divulgaram um manifesto onde reivindicam melhor estrutura para os campi da UEPB e melhorias nas ações de assistência estudantil. O texto também deixa claro que a ocupação tem o objetivo de pressionar os poderes legislativo e executivo a dialogarem com a comunidade universitária para melhorar as condições de funcionamento da universidade e de trabalho dos técnicos-administrativos e professores.
O manifesto dos alunos também ressalta que o mais importante é unir professores, estudantes e técnicos em uma pauta unificada, tratando das demandas de todas as categorias. Os participantes da ocupação do movimento também informam que a iniciativa busca conscientizar o segmento estudantil sobre a importância de sua participação nas lutas por soluções para os problemas da UEPB.
Na programação da ocupação quarta-feira incluiu a realização a partir das 8h, com uma atividade mística, seguida por uma série depoimentos dos participantes. Às 9h, ocorreu aula pública sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) com Professora Ivys Medeiros e às 13h – aula pública com Professora Michelle Agnoleti e Professor Carlos Adriano e às 19h – reprodução de documentários, seguidos de debates.

Compartilhe em suas redes sociais
×