A luta por reposição salarial, cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remunerção e melhores condições de trabalho em 2016 dos professores da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB não terminou com a aprovação da Medida Provisória 242, que congelou reajustes de vencimentos para todo o funcionalismo estadual. No próximo dia 15 de abril, os professores paralisarão suas atividades para denunciar o confisco de seus salários e a inconstitucionalidade da lei (Nº 10.660/16)0 determina o congelamento.
A paralisação foi aprovada na assembleia geral dos professores, realizada na quarta-feira e integram um conjunto de ações que serão desenvolvidas pela Associação dos Professores da UEPB-ADUEPB, para conseguir a implantação do reajuste de 15,97%, já aprovado pelo Conselho Universitário – Consuni.
Além da Paralisação, os professores também aprovaram uma campanha de mídia de dimensão estadual, para denunciar os deputados que votaram favoráveis ao congelamento de salários e o governador Ricardo Coutinho e a realização de uma caravana de mobilização em todos os campi da Universidade.DSC_0049.JPG
No ponto de pauta da assembleia de quarta-feira que tratou da data base, os professores também decidiram acrescentar as suas reivindicações da campanha salarial 2016 a incorporação aos vencimentos dos vales refeição e do auxílio saúde.
Outra importante deliberação dos professores foi em relação a posição da categoria em relação a crise política brasileira. A assembleia decidiu que a entidade deve se posicionar a favor da democracia e das investigações sobre corrupção, contra o golpe articulardo pela grande mídia e partidos de direita e contra o impeachment da presidente Dilma Rousselff.
Na assembleia tomaram posse vários integrantes do Conselho de Representantes da ADUEPB e foi escolhido o Conselho Fiscal. Também foi indicada a professora Aldenida Medeiros, como representante dos professores na Comissão Eleitoral que coordenará e executará a eleição do novo reitor da instituição. Uma nota da entidade será divulgada nos próximos dias sobre o assunto e expressão seu exato posicionamento.
EBLIN
DSC_0052.JPGUma importante participação no início da Assembleia foi da candidata a presidente do ANDES-SN, Eblin Farage. Ela fez uma convocação aos docentes a participarem do processo eleitoral que ocorrerá nos dias 10 e 11 de maio e falou das principais propostas e desafios da próxima diretoria da entidade. Eblin estava acompanhada dos candidatos a diretor tesoureiro, Amauri Fragoso e vice-presidente da Secretaria Regional Nordeste II, Josevaldo Cunha.
Uma nova assembleia foi definida pelos professores para o dia 19 de abril, com o objetivo de avaliar a paralisação de definir novas ações.
Fonte: ADUEPB – 02/04/2016
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
STF decide pela constitucionalidade de emenda que flexibiliza regime de contratação no serviço público
-
III Jornada de Assuntos para Aposentadoria do ANDES-SN aprofunda temas sobre reformas previdenciárias e fundos de pensão