Para debater questões específicas das e dos docentes das Instituições de Ensino Superior Estaduais, Municipais e Distrital, o ANDES-SN realiza, a partir de sexta-feira (18), o XX Encontro do Setor das Iees, Imes e Ides. O evento acontece até domingo (20) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e tem como tema “Autonomia e Condições de trabalho nas Universidades Estaduais, Municipais e Distrital”.
Na programação, estão previstos um painel com apresentação das seções sindicais, além de mesas de debate sobre a criminalização das lutas, carreira e autonomia e condições de trabalho e adoecimento docente. Também será discutida a pesquisa sobre o financiamento das Iees, Imes e Ides, as experiências e possibilidades locais de utilização dos dados desse levantamento pelos grupos de trabalho sobre verbas das seções sindicais e pelos fóruns estaduais. Durante o encontro será lançado o documentário “Lutas e Organização do ANDES-SN no Setor das Estaduais, Municipais e Distrital”, produzido pelo setor de audiovisual da imprensa do ANDES-SN.
Segundo Alexandre Galvão, 2º secretário do ANDES-SN, o XX Encontro Nacional será um espaço fundamental para aprofundar os debates sobre as deliberações do 15º Conad Extraordinário, realizado de 11 a 13 de outubro, com pauta única a carreira docente. “O 15º Conad Extraordinário avançou no projeto de carreira única do ANDES-SN, uma aspiração histórica de nosso sindicato. Em relação ao Setor das Iees, Imes e Ides, o Conad aprovou resoluções que se constituem em um ferramenta importante de luta nos estados, municípios e DF contra governos e administrações, que dificultam a implementação dos diversos planos de carreira ou não respeitam as legislações vigentes, atacando os direitos dos e das docentes relacionados com a carreira”, explicou.
Confira a programação:
18 de outubro – sexta-feira
Local: Pavilhão Reitor João Lira Filho, Auditório 11, 1º andar, Bloco F
16h – Credenciamento
17h30 – Café
18h – Mesa de abertura
18h30h – 21h30 – Painel com apresentação das seções sindicais
19 de outubro – sábado
Local: Capela Ecumênica
9h – Mesa: Criminalização das lutas, carreira e autonomia.
Raquel Dias – 1ª vice-presidenta do ANDES-SN
Alexandre Galvão Carvalho – Coordenação do Setor das Iees, Imes e Ides do ANDES-SN
Fernanda Mendonça: Sindiprol-Aduel Seção Sindical
12h – Almoço
14h – Mesa: Pesquisa sobre o financiamento das Iees, Imes e Ides: experiências e possibilidades locais de utilização dos dados da pesquisa pelos GT Verbas e Fóruns.
José Caetano Jesus – Bolsista do ANDES-SN
Renata Gama – Coordenação do Setor Iees, Imes e Ides do ANDES-SN
16h – Mesa: Condições de trabalho e adoecimento docente
Gilberto Grassi Calil: Coordenação do Setor das Iees, Imes e Ides do ANDES-SN
Gisvaldo Oliveira da Silva: Coordenação do Setor das Iees, Imes e Ides do ANDES-SN
Leny Sato – Universidade de São Paulo (USP)
19h – Lanche
20 de outubro – domingo
Local: Capela Ecumênica
9h – Apresentação do documentário “Lutas e Organização do ANDES-SN no Setor das Estaduais, Municipais e Distrital”
10h -13h – Plenária para discutir propostas do Setor das Iees, Imes e Ides do ANDES-SN para o 43º Congresso do ANDES-SN
Informes
As seções sindicais que quiserem socializar os seus informes devem enviar o material ao ANDES-SN até às 18h do dia 17 de outubro, pelo formulário (clique aqui), para ser publicado junto ao relatório da reunião. No formulário, deve ser colocado “informe para o painel” e, em seguida, “complementação do informe”.
Para o painel das seções sindicais, cada seção terá um tempo de 10 minutos para relatar as principais lutas em desenvolvimento. A coordenação solicita que este relato inclua informe sobre a situação salarial e de carreira, podendo ainda, dentro do tempo indicado, incorporar outras questões. As seções que desejarem enviar um relato mais completo podem fazer por escrito, e o mesmo será incorporado ao Relatório Final do Encontro
Fonte: ANDES-SN – Publicado em 17 de Outubro de 2024 às 17h22. Atualizado em 17 de Outubro de 2024 às 17h24
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro