Os/as professores/as da UEPB decidiram reforçar a mobilização por reajuste salarial linear que está sendo organizada pelo Fórum dos Servidores Estaduais para o próximo dia 05 de julho, em João Pessoa, e intensificarão sua luta política por recursos para o pagamento integral dos retroativos das progressões de carreira. Estas foram as principais deliberações da assembleia geral da ADUEPB realizada hoje (20/06), de forma simultânea nos campi de Campina Grande, João Pessoa e Monteiro.
A participação dos/as professores/as no ato público agendado para o início de julho foi aprovada após a avaliação da assembleia de que é fundamental reforçar e ampliar as mobilizações organizadas pelo Fórum dos Servidores Estaduais, para pressionar o Governo do Estado a manter o diálogo com as categorias, após o adiamento de duas reuniões consecutivas da mesa de negociação. O Fórum reivindica uma reposição linear de 16,6%.
Retroativos
Neste ponto de pauta a assembleia definiu que a ADUEPB deve continuar negociando com a Reitoria da universidade e com o Governo do Estado a utilização integral dos recursos de uma sentença judicial favorável a instituição para esta finalidade e assegurar outras verbas para saldar a dívida com os docentes.
Progressões
Em relação a conquista da liberação das progressões (2022-2023), a diretoria da ADUEPB informou, com base em garantia da gestão da universidade, que esse direito voltará a ser acessível de forma automática a todos/as os/as docentes.
66º CONAD
A assembleia também escolheu a delegação da ADUEPB para o 66º CONAD do ANDES-SN, que ocorrerá em Campina Grande, na UFCG, no período de 14 a 16 de julho. A diretora secretária do Sindicato, Elisabete Vale foi indicada como delegada e os professores Nelson Júnior, Lourdes Sarmento, Raquel Porto, Rita Cavalcante e Edivaldo Lima como observadores.
Informes
No início da assembleia a diretoria abriu espaço para a advogada Grace Tiburtino, da Assessoria Jurídica, repassar informes sobre as ações individuais dos retroativos do 1/3 de férias. Os professores filiados ou não a entidade podem participar, devendo procurar a Assessoria através da Secretaria da ADUEPB.
A diretora de comunicação, Paula Castro, repassou informes sobre a festa junina do Sindicato (Recordando o São João), que ocorrerá no dia 01 de julho, a partir das 11h, na sede social da entidade. Os/as filiados/as não necessitarão de senhas de acesso.
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro