O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) realizou, em Vitória da Conquista-BA, nos dias 15, 16 e 17 de Julho, o seu 65º Conselho do Andes (CONAD). Na pauta, a atualização do plano de lutas docente para o segundo semestre; as orientações políticas para ações dos seus grupos de trabalho; e a aprovação da prestação de contas do Andes Sindicato Nacional. A ADUEPB-SSind participou do 65º CONAD com seu delegado representante eleito na última Assembleia Geral da categoria, o diretor-presidente Helber Tavares.
Entre várias ações aprovadas na pauta de luta do ANDES estão, por exemplo, a realização do VII Seminário Estado e Educação; posicionamento contundente em favor da luta classista e contra opressões racistas, machistas, lgbtfobistas e capacitistas; e elaboração pela diretoria do ANDES de uma carta a ser entregue aos candidatos a Presidente da República cobrando o compromisso com a Educação Pública a partir do plano de luta do Sindicato Nacional.
O 65º Conad também reafirmou a necessidade de enfrentamento do bolsonarismo nas ruas e nas urnas. A Carta de Vitória da Conquista o ANDES-SN ressaltou que “o desafio de derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo, que representam o retrocesso político e civilizatório que o país atravessa. Com unidade e firmeza em nossos princípios, venceremos essa etapa e continuaremos a realizar o projeto histórico de educação emancipadora que há 41 anos nosso sindicato tem construído. Nem um passo atrás, nossa luta é por uma sociedade anticapitalista, antimachista, antiLGBTQIAP+ fóbica e anticapacitista”.
“O CONAD é um espaço importante de construção da luta sindical. Além de possibilitar trocas de experiências políticas entre as seções do ANDES, nos apresenta formas democráticas de decisões, construções e fortalecimento do sindicato sempre orientadas pela base. A participação da ADUEPB na formulação de princípios e ações dos docentes, em um momento tão crítico da situação das universidades públicas do país, revela o comprometimento do nosso sindicato para impedir a continuidade do desmonte da educação e da ciência”, avalia Helber Tavares, presidente da ADUEPB.
O 66º CONAD, a ser realizado em 2023, será em Campina Grande, sob organização da seção sindical ADUFCG.
Fotos: ANDES-SN e ADUEPB
Fonte: ADUEPB – 18/0782022
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro