ADUEPB participa de atualização das pautas das lutas do Sindicato, no 65º Conad do ANDES-SN

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) realizou, em Vitória da Conquista-BA, nos dias  15, 16 e 17 de Julho, o seu 65º Conselho do Andes (CONAD). Na pauta, a atualização do plano de lutas docente para o segundo semestre; as orientações políticas para ações dos seus grupos de trabalho; e a aprovação da prestação de contas do Andes Sindicato Nacional. A ADUEPB-SSind participou do 65º CONAD com seu delegado representante eleito na última Assembleia Geral da categoria, o diretor-presidente Helber Tavares.

Entre várias ações aprovadas na pauta de luta do ANDES estão, por exemplo, a realização do VII Seminário Estado e Educação;  posicionamento contundente em favor da luta classista e contra opressões racistas, machistas, lgbtfobistas e capacitistas; e elaboração pela diretoria do ANDES de uma carta a ser entregue aos candidatos a Presidente da República cobrando o compromisso com a Educação Pública a partir do plano de luta do Sindicato Nacional.

O 65º Conad também reafirmou a necessidade de enfrentamento do bolsonarismo nas ruas e nas urnas. A Carta de Vitória da Conquista o ANDES-SN ressaltou que “o desafio de derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo, que representam o retrocesso político e civilizatório que o país atravessa. Com unidade e firmeza em nossos princípios, venceremos essa etapa e continuaremos a realizar o projeto histórico de educação emancipadora que há 41 anos nosso sindicato tem construído. Nem um passo atrás, nossa luta é por uma sociedade anticapitalista, antimachista, antiLGBTQIAP+ fóbica e anticapacitista”.

“O CONAD é um espaço importante de construção da luta sindical. Além de possibilitar trocas de experiências políticas entre as seções do ANDES, nos apresenta formas democráticas de decisões, construções e fortalecimento do sindicato sempre orientadas pela base.  A participação da ADUEPB na formulação de princípios e ações dos docentes, em um momento tão crítico da situação das universidades públicas do país, revela o comprometimento do nosso sindicato para impedir a continuidade do desmonte da educação e da ciência”, avalia Helber Tavares, presidente da ADUEPB.

O 66º CONAD, a ser realizado em 2023, será em Campina Grande, sob organização da seção sindical ADUFCG.

Fotos: ANDES-SN e ADUEPB

Fonte: ADUEPB – 18/0782022

 

Compartilhe em suas redes sociais
×