Nesta sexta-feira, 15 de julho, completará quatro meses da aprovação da lei estadual 10.660/2016, que determinou o congelamento por tempo indeterminado dos salários e progressões de todos os servidores estaduais. A data será novamente lembrada pelos professores da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, que paralisarão suas atividades em todos os campi.
Os professores paralisados participarão de um ato público na Praça João Pessoa, na capital, a partir das 10h, que será promovido conjuntamente com o Fórum dos Servidores Estaduais, que representa mais de uma dezena de entidades do funcionalismo público estadual.
As mobilizações mensais dos professores começaram no mês de maio e foram aprovadas na assembleia geral da categoria, realizada no dia 29/04, integrando um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela ADUEPB, para conseguir a implantação do reajuste de 15,97%, aprovado pelo Conselho Universitário – Consuni, entre elas uma ação questionando a inconstitucionalidade da Lei 10.660/2015.
O percentual de 15,97% de reposição salarial foi apurado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – Dieese, levando em conta as reposições salariais aplicadas os vencimentos da categoria, no período de 2010 a 2015 e os índices inflacionários registrados na Paraíba.
Os servidores do executivo estadual foram os únicos atingidos pelo congelamento de salários e progressões em suas carreiras, já que os funcionários da Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e Tribunal de Contas do Estado receberam reajustes em seus vencimentos este ano.
Atualmente, a UEPB dispõe de cerca 1.356 professores, sendo 933 efetivos e 423 substitutos, lotados nos campi de Campina Grande, João Pessoa, Patos, Monteiro, Lagoa Seca, Catolé do Rocha e Araruna.
Fonte: ADUEPB – 12/07/2016
Posts Relacionados
-
ADUPEB esclarece efeitos do ofício da UEPB que trata da medida cautelar em Ação que discute contratos de substitutos
-
68º Conad será realizado de 11 a 13 de julho em Manaus (AM)
-
ANDES-SN convoca mobilização em defesa do mandato do deputado Glauber Braga
-
ADUEPB e docentes substitutas/os definem ações jurídicas e administrativas para evitar prejuízos a milhares de alunos, após mudança na legislação de contratação
-
Reitoria garante a ADUEPB aumento das ações de segurança no campus de Campina Grande