Marcha na Esplanada marcará abertura do II ENE nesta quinta (16) em Brasília

Mais de 2,5 mil pessoas de todos os estados brasileiros deverão se reunir em Brasília, entre os dias 16 e 18, para o II Encontro Nacional de Educação (ENE). Uma grande marcha “Em defesa da Educação” marcará a abertura do encontro nesta quinta (16). Docentes, técnicos, estudantes e representantes de diversos movimentos sociais, populares e sindicais de todo o país se concentrarão em frente ao Museu da República, a partir das 13h.
A manifestação contará também com a participação da CSP-Conlutas e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Representantes de diversas categorias dos servidores públicos federais, que estão em luta contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 e demais ataques aos serviços públicos e servidores, participarão da atividade com pautas específicas. Mais de 2,5 mil pessoas de todos os estados brasileiros deverão se reunir em Brasília, entre os dias 16 e 18, para o II Encontro Nacional de Educação (ENE). Uma grande marcha “Em defesa da Educação” marcará a abertura do encontro nesta quinta (16). Docentes, técnicos, estudantes e representantes de diversos movimentos sociais, populares e sindicais de todo o país se concentrarão em frente ao Museu da República, a partir das 13h.
II ENE
As plenárias e debates do II ENE acontecerão nos dias 17 e 18, no campus Darcy Ribeiro, da UnB. Organizado pelo Comitê Nacional “Em defesa dos 10% do PIB para Educação Pública, Já” – do qual fazem parte entidades sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis – o II ENE irá debater e sistematizar um conjunto de propostas que defendam a educação pública, gratuita, de qualidade, laica e referenciada nos trabalhadores.
O encontro nacional foi precedido de uma série de etapas municipais, regionais e estaduais que reuniram, de norte a sul do país, milhares de pessoas que defendem a educação pública. A primeira edição do ENE aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), em agosto de 2014, e reuniu cerca de 2 mil pessoas em três dias de discussão.
Eixos do debate
A organização do II ENE determinou seis eixos de debate para o encontro: gestão; financiamento; avaliação; trabalho e formação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação; acesso e permanência; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais.
Na manhã de sexta (17), acontecerá a mesa de abertura “Por um projeto classista e democrático de educação, contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública”, no Centro Comunitário da UnB. À tarde e a noite, os participantes se dividirão em grupos de trabalho sobre os seis eixos de debate. Já no sábado (18), pela manhã, acontecerão os painéis temáticos e, à tarde, a plenária final.
Confira mais informações sobre o II ENE no blog: ene2016.org
Leia também:
16 de junho: grande marcha “Em defesa da Educação Pública” marca abertura do II ENE
Fonte:ANDES-SN – 15/06/2016
Compartilhe em suas redes sociais
×