Mais de 2,5 mil pessoas de todos os estados brasileiros deverão se reunir em Brasília, entre os dias 16 e 18, para o II Encontro Nacional de Educação (ENE). Uma grande marcha “Em defesa da Educação” marcará a abertura do encontro nesta quinta (16). Docentes, técnicos, estudantes e representantes de diversos movimentos sociais, populares e sindicais de todo o país se concentrarão em frente ao Museu da República, a partir das 13h.
A manifestação contará também com a participação da CSP-Conlutas e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Representantes de diversas categorias dos servidores públicos federais, que estão em luta contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 e demais ataques aos serviços públicos e servidores, participarão da atividade com pautas específicas. Mais de 2,5 mil pessoas de todos os estados brasileiros deverão se reunir em Brasília, entre os dias 16 e 18, para o II Encontro Nacional de Educação (ENE). Uma grande marcha “Em defesa da Educação” marcará a abertura do encontro nesta quinta (16). Docentes, técnicos, estudantes e representantes de diversos movimentos sociais, populares e sindicais de todo o país se concentrarão em frente ao Museu da República, a partir das 13h.
II ENE
As plenárias e debates do II ENE acontecerão nos dias 17 e 18, no campus Darcy Ribeiro, da UnB. Organizado pelo Comitê Nacional “Em defesa dos 10% do PIB para Educação Pública, Já” – do qual fazem parte entidades sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis – o II ENE irá debater e sistematizar um conjunto de propostas que defendam a educação pública, gratuita, de qualidade, laica e referenciada nos trabalhadores.
O encontro nacional foi precedido de uma série de etapas municipais, regionais e estaduais que reuniram, de norte a sul do país, milhares de pessoas que defendem a educação pública. A primeira edição do ENE aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), em agosto de 2014, e reuniu cerca de 2 mil pessoas em três dias de discussão.
Eixos do debate
A organização do II ENE determinou seis eixos de debate para o encontro: gestão; financiamento; avaliação; trabalho e formação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação; acesso e permanência; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais.
Na manhã de sexta (17), acontecerá a mesa de abertura “Por um projeto classista e democrático de educação, contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública”, no Centro Comunitário da UnB. À tarde e a noite, os participantes se dividirão em grupos de trabalho sobre os seis eixos de debate. Já no sábado (18), pela manhã, acontecerão os painéis temáticos e, à tarde, a plenária final.
Confira mais informações sobre o II ENE no blog: ene2016.org
Leia também:
16 de junho: grande marcha “Em defesa da Educação Pública” marca abertura do II ENE
A manifestação contará também com a participação da CSP-Conlutas e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Representantes de diversas categorias dos servidores públicos federais, que estão em luta contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 e demais ataques aos serviços públicos e servidores, participarão da atividade com pautas específicas. Mais de 2,5 mil pessoas de todos os estados brasileiros deverão se reunir em Brasília, entre os dias 16 e 18, para o II Encontro Nacional de Educação (ENE). Uma grande marcha “Em defesa da Educação” marcará a abertura do encontro nesta quinta (16). Docentes, técnicos, estudantes e representantes de diversos movimentos sociais, populares e sindicais de todo o país se concentrarão em frente ao Museu da República, a partir das 13h.
II ENE
As plenárias e debates do II ENE acontecerão nos dias 17 e 18, no campus Darcy Ribeiro, da UnB. Organizado pelo Comitê Nacional “Em defesa dos 10% do PIB para Educação Pública, Já” – do qual fazem parte entidades sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis – o II ENE irá debater e sistematizar um conjunto de propostas que defendam a educação pública, gratuita, de qualidade, laica e referenciada nos trabalhadores.
O encontro nacional foi precedido de uma série de etapas municipais, regionais e estaduais que reuniram, de norte a sul do país, milhares de pessoas que defendem a educação pública. A primeira edição do ENE aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), em agosto de 2014, e reuniu cerca de 2 mil pessoas em três dias de discussão.
Eixos do debate
A organização do II ENE determinou seis eixos de debate para o encontro: gestão; financiamento; avaliação; trabalho e formação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação; acesso e permanência; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais.
Na manhã de sexta (17), acontecerá a mesa de abertura “Por um projeto classista e democrático de educação, contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública”, no Centro Comunitário da UnB. À tarde e a noite, os participantes se dividirão em grupos de trabalho sobre os seis eixos de debate. Já no sábado (18), pela manhã, acontecerão os painéis temáticos e, à tarde, a plenária final.
Confira mais informações sobre o II ENE no blog: ene2016.org
Leia também:
16 de junho: grande marcha “Em defesa da Educação Pública” marca abertura do II ENE
Fonte:ANDES-SN – 15/06/2016
Posts Relacionados
-
ANDES-SN disponibiliza Caderno de Textos do 69º Conad
-
ANDES-SN participa de audiência com ministro do STF sobre o Piso Nacional do Magistério
-
ADUEPB participa do encontro pós-44º CONGRESSO da Secretaria Regional NE II do ANDES -SN, discute política de desfinanciamento, Condições de trabalho e saúde docente.
-
ASSEMBLEIA DA ADUEPB DISCUTE FUNCIONAMENTO DA MESA TRIPARTITE, PRESTAÇÃO DE CONTAS DA GESTÃO 2023-2025 E ELEGE NOVO CONSELHO FISCAL E DELEGAÇÃO PARA O 69º CONAD
-
II Seminário Nacional do ANDES-SN debate organização sindical, financiamento e democracia interna
