A cultura da transparência na gestão da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba- ADUEPB começou a mudar positivamente, com a aprovação na última assembleia da categoria, na quinta-feira (19/05) do orçamento da entidade para 2016. O orçamento servirá para orientar a diretoria nos seus gastos e para ampliar o controle por parte dos professores, além de atender a obrigação prevista no artigo 40º do regimento da entidade.
A 1ª tesoureira da ADUEPB, Lenilda Cordeiro e o 2º tesoureiro, Edson Holanda, apresentaram o orçamento para os participantes da assembleia, detalhando as previsões de gastos que foram elaboradas com base nos balanços dos dois últimos anos e nas propostas de atuação previstas na carta programa da atual gestão.
Durante a apresentação dos balanços das gestões anteriores, os dois diretores esclareceram dúvidas dos filiados e também se comprometeram em levantar dados sobre gastos que não ficaram claros, no que se refere as gestões anteriores, no resumo produzido pelo escritório de contabilidade contratado pelo sindicato.
Uma modificação no orçamento sugerida e aprovada pelos filiados foi o aumento dos gastos com o apoio a movimentos sociais e entidades que são parceiras da ADUEPB nas suas lutas. O valor mensal passou de R$ 600 para R$ 1.500 mensais, podendo este limite ser flexibilizado de acordo com as necessidades.
Outra deliberação importante da Assembleia foi que a diretoria convoque a comissão criada para investigar as suspeitas constatadas pela comissão gestora no ano de 2013, e que constam no “Dossiê da Vergonha”. A Comissão produzirá um relatório que será levado a uma assembleia geral, que decidirá os encaminhamentos a serem adotados pela diretoria.
CONAD
Também entre as deliberações da assembleia, está a escolha da professora Cristiane Nepomuceno como observadora para participar do 61º CONAD do ANDES-SN, que ocorrerá no período de 30 de junho a 03 de julho, em Boa Vista-RO. Como delegada ao encontro participará a 1ª Secretária da ADUEPB, Elisabete do Vale.
Informes
No início da assembleia, diretores da ADUEPB repassaram a categoria informes com o resultado nacional e local da eleição para a nova diretoria do ANDES-SN 2016/2018, sobre a realização do I Encontro Paraibano de Educação e da participação na última reunião do Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais-GTPE do ANDES-SN, em Brasília.
Também foram repassados informes sobre a realização pela Assembleia Legislativa, no dia 13/05, de uma sessão especial em comemoração aos 50 anos de fundação da UEPB, onde sequer técnicos, estudantes e professores tiveram o direito de falar.
Informes também foram dados sobre a reunião do setor das seções sindicais das universidades estaduais e municipais do ANDES-SN, em Tocantins e foi informado o início da campanha de sindicalização da ADUEPB, que nessa primeira fase percorrerá os campi de Catolé do Rocha, Monteiro e João Pessoa.
O presidente do Sindicato, Nelson Júnior, também informou aos filiados que a partir de 02 de junho se licenciará do cargo, cumprindo a legislação eleitoral, para se candidatar a vereador em João Pessoa.
Moção
Durante a assembleia, os filiados também aprovaram uma moção de repúdio a violência e ao assassinato do professor Pedro Ferreira, no Campus de Catolé do Rocha. Também foi realizado um minuto de silêncio em sua memória.
Fonte: ADUEPB – 23/05/2016
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
STF decide pela constitucionalidade de emenda que flexibiliza regime de contratação no serviço público
-
III Jornada de Assuntos para Aposentadoria do ANDES-SN aprofunda temas sobre reformas previdenciárias e fundos de pensão