Uma discussão pelo Conselho Universitário da UEPB sobre as resoluções da Reitoria 0667/2018 0668/2018, que adiaram a entrada de mais de três mil alunos na universidade, aumentaram a carga horária dos professores e implantaram uma série de medidas para reduzir gastos foi cobrada ontem de manhã (13/08) pela diretoria da Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB e por diretores de Centro.
A cobrança da discussão sobre as resoluções ocorreu durante a aprovação da pauta da reunião do Consuni. A discussão foi levantada pela diretora do Centro de Ciência e Tecnologia, Maria Isabelle Silva, em nome do Fórum dos Diretores, e pelo presidente em exercício da ADUEPB, Leonardo Soares. Eles ressaltaram a urgência da discussão pelo impacto negativo das resoluções na comunidade universitária e pela posição contrária da maioria dos diretores de centro.
O reitor Rangel Júnior argumentou que a pauta da reunião de ontem era extensa e incluía várias questões pendentes de avaliação. Propôs que uma reunião extraordinária e conjunta do Consuni e Consepe ocorresse apenas para discutir as resoluções 0667 e 0668, até o final dessa semana ou, no máximo, na próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, sendo a sugestão aceita pelos conselheiros.
ADUEPB
Durante audiência, no dia 06/08, a diretoria da ADUEPB, cumprindo uma deliberação da assembleia geral da entidade, reivindicou do reitor a revogação das portarias, mas ele argumentou que só com a solução da crise financeira e orçamentária isso seria possível.
A ADUEPB também vem participando de reuniões de departamentos e centros em vários campi, apresentando aos professores os prejuízos provocados pela crise financeira na universidade e pela postura da Reitoria, que contribui a redução do tamanho da universidade.
Uma campanha de mídia estadual foi realizada durante o mês de julho, denunciando a crise da UEPB, por meio de outdoors em João Pessoa, Guarabira e Campina Grande, além de postagens nas redes sociais, divulgação de cartazes e a veiculação de mensagens em rádios onde a UEPB possui campi.
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
STF decide pela constitucionalidade de emenda que flexibiliza regime de contratação no serviço público
-
III Jornada de Assuntos para Aposentadoria do ANDES-SN aprofunda temas sobre reformas previdenciárias e fundos de pensão